No dia 18, servidores públicos municipais participaram de um protesto na Praça dos Colonizadores, em Juara, organizado pelo sindicato da categoria, com a principal reivindicação de implantação do vale-refeição, benefício aprovado recentemente pela Câmara Municipal para seus servidores.
A manifestação foi acompanhada pela Rádio Tucunaré, que também ouviu o prefeito de Juara sobre o tema. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que não havia recebido ofício formal do sindicato solicitando o benefício nem comunicado prévio sobre a realização do protesto.
Após a divulgação da reportagem, o sindicato dos servidores entrou em contato com a equipe de jornalismo para esclarecer que o pedido foi formalizado anteriormente. Segundo a entidade, em abril deste ano foi protocolado um ofício junto à Prefeitura solicitando, entre outros pontos, a criação e implantação do vale-alimentação para os servidores municipais, como parte das propostas a serem analisadas no âmbito do PPA, LDO e LOA. O documento está registrado sob o Ofício nº 067/SISMUJ/2025, datado de 17 de junho de 2025, e apresenta de forma expressa a reivindicação do benefício.
LEIA OFÍCIO DO SISMUJ : CCF_000089(1)
LEIA RESPOSTA DA PREFEITURA DE JUARA_000090(1)
Ainda conforme o sindicato, a Prefeitura respondeu oficialmente ao pedido em 14 de novembro de 2025. No ofício nº 1035/2025-GP, o Executivo reconhece o recebimento da solicitação e a legitimidade das pautas apresentadas, mas esclarece que a concessão de benefícios como o vale-alimentação depende de estudos técnicos e financeiros prévios, em razão das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da necessidade de equilíbrio entre receitas e despesas. No documento, a administração municipal destaca que a criação de despesas permanentes exige estimativa de impacto financeiro e comprovação de capacidade orçamentária .
A resposta da Prefeitura também informa que há interesse em manter o diálogo com os representantes sindicais e que a avaliação sobre a possível implantação gradual de benefícios poderá ocorrer a partir de 2026, após a realização de concursos públicos e análise mais aprofundada da disponibilidade orçamentária, respeitando a legislação vigente.
Diante dos documentos apresentados, fica evidenciado que a solicitação do vale-refeição foi formalizada pelo sindicato meses antes do protesto e que houve resposta oficial do Executivo municipal, ainda que sem atendimento imediato da reivindicação. A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a divergência se deu, principalmente, quanto à comunicação prévia do protesto e à viabilidade financeira do benefício no momento atual.
O espaço segue aberto para novas manifestações tanto do sindicato quanto da administração municipal, mantendo o compromisso com a informação clara, equilibrada e de interesse público.





































































