Juara – Mato Grosso

25 de maio de 2024 12:41

[dataehoranews]

Juiz eleitoral de Juara faz avaliação do 2º turno e fala sobre prisões de eleitores durante as eleições

O Brasil passou pelo maior processos democrático da história brasileira neste domingo, dia 30 de outubro com a realização do 2º turno das eleições 2022, onde milhões de brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República.

Em 12 estados brasileiros, os eleitores votaram além de presidente para governador. Já em outros 15 estados incluindo Mato Grosso, os eleitores votaram apenas para presidente.

A Constituição Brasileira em seu Artigo 14 determina que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto que tem valor igual para todos”.

Diante disso, o Juiz eleitoral da 27ª Zona de Juara, Dr. Juliano Hermont Hermes da Silva avaliou que o pleito do 2º turno transcorreu tranquilo, e que as ocorrências que foram registradas pela Justiça Eleitoral não infringiram o processo de votação.

Nas primeiras horas da manhã, apenas a Seção de número 56 na Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes no bairro Jardim América, e como a Justiça Eleitoral já tinha as urnas de contingência, ela foi substituída.

Fora essa, nenhuma outra incidência dessa natureza foi registrada.

Três pessoas foram detidas por cometimento de crimes eleitorais, tentando fotografar votos nas urnas, e estas deverão responder pelos crimes eleitorais previstos em lei, conforme disse o Magistrado.

Os detidos deverão responder ainda por indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral.

Nas aldeias indígenas que distantes da zona urbana, as urnas foram levadas de carro por integrantes do Exercício Brasileiro, e somente na Aldeia Pé de Mutum, o transporte foi feito via aeronave por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nessas localidades também o processo ocorreu com sucesso, conforme destacou o Juiz eleitoral da 27ª Zona de Juara, Dr. Juliano Hermont Hermes da Silva.

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br