Na noite de da última sexta-feira, 24 de outubro, uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Juara aconteceu no Distrito de Paranorte com a participação dos moradores da localidade e autoridades de Juara.
A motivação foi sobre a possibilidade de emancipação do distrito de Para norte, que poderá se tornar um novo município caso a proposta avance nas instâncias federais.
O encontro contou com a presença expressiva da comunidade local, lideranças políticas e do deputado estadual Gilberto Cattani, que destacou a importância do movimento como “o primeiro passo para tornar o sonho da população uma realidade”.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que o evento teve caráter informativo e consultivo, apresentando à população os potenciais ganhos e desafios da mudança administrativa.
Durante a audiência, o vereador Alex ressaltou que o objetivo principal foi esclarecer dúvidas e permitir que a comunidade participe ativamente do processo.
“Hoje tivemos aqui uma audiência pública que trata da emancipação do distrito. Foi muito gratificante essa oportunidade, passamos para a população os ganhos e perdas que o distrito pode ter. A presença da população foi muito boa, é o primeiro passo que estamos dando e tenho certeza de que vai dar tudo certo”, afirmou
O deputado Gilberto Cattani explicou que, embora o processo dependa da aprovação de uma lei complementar em tramitação na Câmara dos Deputados a PLP 127, que trata da criação de novos municípios, o movimento em Paranorte é legítimo e necessário.
“Existe a possibilidade, desde que tenhamos a aprovação de uma lei na Câmara Federal. Nós queremos que distritos produtivos, como é o caso de Paranorte, sejam incluídos nesse novo rol de municípios que serão criados. Estamos aqui para dar o primeiro passo, levantar os questionamentos e reunir a documentação necessária”, destacou o parlamentar
Caso a lei federal seja aprovada, Paranorte poderá iniciar oficialmente o processo de emancipação, que envolve estudos técnicos sobre viabilidade econômica, estrutura administrativa e impacto social.
Atualmente, o distrito é considerado um dos mais produtivos de Juara, com forte presença no agronegócio e crescente infraestrutura local, o que reforça o argumento de autossustentabilidade.
A audiência pública foi organizada pela Câmara de Juara e contou com ampla participação popular, sinalizando o interesse da comunidade em discutir o futuro administrativo do distrito.
A expectativa agora é pela votação da proposta no Congresso Nacional, que poderá abrir caminho para a criação de novos municípios em todo o país.
 
				 
															 
											






















































































