Juara – Mato Grosso

9 de janeiro de 2025 13:10

Mais de 300 pessoas entre crianças, jovens e adultos concluíram o sacramento da catequese em 2024 em Juara

A Igreja Católica, por meio da Paróquia São José de Juara, realiza um importante trabalho de evangelização e integração social, oferecendo a catequese para crianças, jovens e adultos que, por diversos motivos, ainda não completaram o sacramento. A iniciativa, que segue um roteiro definido pela Diocese de Sinop, é coordenada por Maria José, responsável pela Paróquia São José, e engloba as diversas comunidades católicas da região.

Em 2025, embora as atividades estejam em recesso, as matrículas para os catequisandos ainda não foram abertas. De acordo com Maria José, há alguns requisitos para a inscrição, especialmente no caso de adultos.

Os interessados devem apresentar cópias dos documentos pessoais e, caso já tenham recebido algum sacramento, também a cópia do respectivo certificado. Caso contrário, basta apresentar os documentos pessoais.

Para as crianças e adolescentes, a coordenadora destaca que os pais devem ficar atentos aos comunicados que serão feitos no final das missas sobre a abertura das matrículas. A catequese é oferecida nas seguintes comunidades: Santa Terezinha, no Jardim América; Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Boa Vista; Sagrado Coração de Jesus, próximo à antiga Paraguaçú; Nossa Senhora das Graças, no Jardim Califórnia; São João, no bairro São João; Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Paranaguá; Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Cruz; além da Igreja Matriz, no centro de Juara.

No momento da matrícula, os pais precisam apresentar cópias dos documentos pessoais das crianças ou jovens e, para aqueles que já foram batizados, a cópia da certidão de batismo.

Balanço de 2024

Em relação ao ano passado, a coordenadora avalia o resultado como extremamente positivo. Mais de 300 pessoas realizaram o sacramento, um número considerável que reflete a crescente procura pela catequese, tanto por parte de adultos quanto de crianças e adolescentes. Maria José atribui esse aumento à mudança na metodologia da catequese, que tem atraído mais participantes e renovado o interesse pelas atividades religiosas da Paróquia.

A catequese na Paróquia São José está aberta para crianças a partir de 8 anos completos até janeiro de 2025 e para adultos a partir dos 16 anos completos. O objetivo da Igreja é continuar oferecendo formação religiosa e sacralizando a vida dos fiéis, especialmente aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de concluir seus sacramentos.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.