Segundo um balanço prévio da direção do Procon de Juara, até a presente data foram realizados um total geral de 5.600 atendimentos, isso, envolvendo as ações de todas as naturezas.
O número de atendimentos abrange os 04 municípios que compõem o Vale do Arinos, sendo além de Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã, sem contar que sempre tem atendimento para pessoas que vem de outras localidades, como Juína.
A coordenadora do Procon Juara, Rita de Cássia explica que a maioria dos atendimentos são relacionados a reclamações referentes a empréstimo consignado não autorizado, telefonia tanto fixo, quanto móvel, fraudes bancárias e conta de energia elétrica (má prestação do serviço/falta de energia).
Perguntado se o Procon consegue resolver essas situações, a coordenadora Rita de Cássia explica que, referente as reclamações sobre telefones fixos e moveis sim, a maioria, porque segundo ela, o Procon tem o 0800 fico especifico para resolver essas situações.
Rita explica que para a reclamação ter validade, em relação a conta de água e energia elétrica, precisa estar em nome do reclamante, e tudo mediante protocolo, e que os mesmo modos operantes são para quem vai reclamar sobre prestação de serviço telefônico.
Já em relação a compra de eletrodomésticos e outros produtos, os reclamantes precisam ter a nota fiscal para ter validade, isso porque o Procon é um Órgão do Direito do Consumidor, e precisa trabalhar dentro da legalidade, conforme explicou a coordenadora.