O juarense Jean de Brito da Silva, 27 anos, que estava preso desde 8 de janeiro após ser detido durante manifestações políticas em Brasília, recebeu liberdade provisória na tarde desta segunda-feira, dia 18. A decisão foi proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) e comunicada à reportagem da rádio Tucunare pela advogada de defesa, Sílvia Giraldeli.
Jean de Brito é acusado pelo TSE, de várias condutas, incluindo associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, entre outros. Ele permaneceu preso por quase seis meses, mesmo após dois pedidos de revogação da prisão preventiva terem sido indeferidos.
Durante o período de detenção, foi revelado que Jean possui laudo comprobatório de ser portador do transtorno do espectro autista e apresenta baixo déficit intelectual. Sua situação gerou preocupações entre grupos de apoio e entidades de direitos humanos.
Ele era o último cidadão de Juara preso em Brasília após as manifestações políticas. Outras duas mulheres da região ainda aguardam a liberdade condicional na cidade de Colíder.
Com a decisão de hoje, espera-se que Jean de Brito seja liberado amanhã e recepcionado por grupos de apoio até seu retorno a Juara. A comunidade aguarda ansiosamente seu retorno e continua a lutar pela liberdade das outras duas mulheres detidas.