Juara – Mato Grosso

24 de junho de 2024 18:28

[dataehoranews]

Moradores de Juara Registram clarão no céu pela Passagem de Meteoros. Veja Vídeos

Na noite do dia 24, por volta das 20h00, vários moradores de Juara testemunharam um espetáculo celestial raro: a passagem de meteoros no céu da cidade.

O fenômeno, que foi registrado por câmeras de segurança e compartilhado nas redes sociais, causou um misto de admiração e preocupação entre alguns residentes.

A Rádio Tucunaré coletou algumas dessas imagens e vídeos, visando tranquilizar a população ao explicar que o evento é um fenômeno natural, resultado da chuva de meteoros associada ao cometa 1P/Halley.

Esse cometa é responsável por duas chuvas de meteoros anuais, sendo uma delas visível entre os dias 19 de abril e 28 de maio, com pico de atividade por volta dos dias 5 ou 6 de maio. Durante esse período, é possível observar até 40 meteoros por hora no hemisfério sul, onde a taxa horária zenital é mais elevada.

O radiante dessa chuva de meteoros está próximo da estrela Eta Aquarii, que pertence à classe espectral B9 e tem uma magnitude aparente de +4,04.

Os registros mais antigos dessa chuva de meteoros datam do ano 401, com outros registros significativos nos anos 839, 927, 934 e 1009.

A associação dessa chuva de meteoros com o cometa 1P/Halley foi descoberta em 1876 pelo astrônomo britânico Alexander Stewart Herschel e confirmada posteriormente.

Em maio de 1947, um radiotelescópio do observatório Jodrell Bank, no Reino Unido, detectou pela primeira vez esse evento na faixa de rádio do espectro eletromagnético.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br