Em Juara, há várias anos existem um grande número de reclamações sobre animais de ruas que atacam as pessoas, uns sem dono, outros com donos, mais soltos nas ruas, e muitos questionam porque a prefeitura não recolhe esses animais como era feito em 2008.
Diante dessas inúmeras reclamações feitas por diversas pessoas, a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias procurou o médico veterinário João Vitor da Cruz, responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) em Juara para saber se a UVZ recebe ou não animais recolhidos nas ruas.
O veterinário explicou que construído em 2008, ne época era sim permitido o recolhimento de animais de ruas como cachorros e gatos, mas a legislação mudou a partir de 2015, e não permite mais que esses animais sejam recolhidos.
João Vitor explicou que em Juara não existe Centro de Vigilância, e sim Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), e que o único Centro de Vigilância em Zoonoses é localizado em Cuiabá, as demais cidades de Mato Grosso tem somente as UVZs.
Não somos autorizados pela a lei a recolher esses animais de ruas, porque a UVZ recebe apenas animais com doenças zoonoses, onde é feito todos os procedimentos e devolvidos.
A Nova Legislação não permite receber e permanecer com os animais no local, caso o município faz isso sofrerá sanções perante a lei. Se o animal não tiver suspeita de zoonoses ele não pode ficar no local.
Entenda o que é Zoonoses:
Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. Isso ocorre quando os patógenos (bactérias, vírus, fungos ou parasitas) presentes nos animais podem ser transmitidos ao homem, geralmente através de contato direto com os animais ou seus excrementos, ou por meio de vetores, como mosquitos e carrapatos.
Alguns exemplos de zoonoses incluem:
-
Raiva – transmitida principalmente por mordidas de animais infectados, como cães, morcegos e outros mamíferos.
-
Leptospirose – transmitida pela urina de roedores infectados, que pode contaminar água ou solo.
-
Toxoplasmose – transmitida por gatos, através de seus excrementos contaminados.
-
Doença de Lyme – transmitida por carrapatos que infectam os animais, como veados e cães.
-
Tuberculose – alguns tipos de tuberculose podem ser transmitidos de animais, como bovinos, para os seres humanos.
Zoonoses podem ser prevenidas com cuidados de higiene, vacinação dos animais, controle de vetores e evitando o contato com animais silvestres ou doentes.