Juara – Mato Grosso

28 de maio de 2024 15:07

[dataehoranews]

Com chegada da agricultura rebanho bovino diminui em Juara. Veja os dados

O município de Juara que no ano 2000 chegou a ter um patamar de 1.002.350 cabeças de bovinos, anos depois, acabou perdendo esse título para o município de Cáceres que tem 1.341.455 animais.

Em novembro do ano passado, segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Juara tinha 964 mil cabeças de bovino, sendo considerado o município na 3ª posição de maior rebanho bovino em Mato Grosso.

Já as novas atualizações deste ano de 2024, até o mês de abril, o apresentou redução, tendo um número de apenas 860.000 cabeças de bovinos.

Nesse sentido, leva-se em conta o grande números de abatimentos de animais bovinos com a reabertura do Frigorifico JBS no município, e ainda a quantidade grande de bois que são vendida e transportadas a outros município do Estado.

Atualmente, o município de Juara conta com um número de 1.886 propriedades rurais.

Essa queda se explica devido a entrada cada vez maior de areas usadas para  agricultura onde muito pecuaristas mantem as duas atividades ou migraram para a agricultura.

É importante lembrar que, com o fim da vacinação contra aftosa, todos os produtores de gado, caprinos, equinos, suínos e aves devem fazer a declaração de estoques que termina dia 31 de maio de 2024.

As penalidades para os produtores que não realizarem a comunicação de estoque dentro do prazo são severas, e a multa poderá chegar a 27 UPFs (Unidades Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso), o que equivale a aproximadamente R$ 6.268,00.

Fonte: Redação/acessenoticias/radiotucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br