Juara – Mato Grosso
Sábado, 20 de Agosto de 2022

Município de Juara teve recentemente caso de raiva animal confirmado

Imagem ilustrativa da internet

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, cães, gatos e outros animais, inclusive o homem. O mal é causado pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Ela caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Em Juara, recentemente houve um caso de raiva animal confirmado, segundo nos explicou o médico veterinário, João Vitor de Cruz, responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Os únicos casos de raiva neste ano de 2022 ocorreu no Estado de Minas Gerais que teve ao longo dos 29 anos 36 ocorrências da doença; onde cães e morcegos provocaram a maior parte delas. Dos casos de raiva em Minas Gerais, um foi de pessoa que culminou em óbito.

Já em Brasília, no Distrito Federal, o último caso de raiva humana foi registrado em 1.978.

Morcegos, gatos, cachorros e marsupiais como os gambás são focos que podem ter o vírus da raiva e transmitir para o ser humano.

Diante disso, João Vitor conclamou a população, ou seja, todas as pessoas que criam cães e gatos para que levem seus animais para vacinar e proteger seu animal contra a doença.

A meta de vacina estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80%, mas, no entanto, essa meta baixou nos últimos anos em todo Brasil. A boa notícia é que o município de Juara sempre manteve o percentual de vacinação entre 85% a 90%.

 

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.