O que era considerado praticamente instinto no Brasil volta a assustar a população do Estado de Mato Grosso em 2024, onde já tem vários municípios com novos altos índices de contaminação pelo Vírus Covid-19 e centenas de pessoas contagiadas como Coronavirus, e alguns municípios na zona de riscos, entre amarelo e vermelho, como é o caso de Porto dos Gaúchos, cidade do Vale do Arinos.
Atualmente, em Mato Grosso, são três o número de municípios na zona vermelha da covid-19, segundo informações contidas no Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Neste mês de janeiro de 2024 está sendo marcado com surgimento de uma nova variante que entrou no Brasil e o primeiro caso registrado aqui em Mato Grosso.
Na zona vermelha do Coronavírus estão, União do Sul, Paranaita e Porto dos Gaúchos, no Vale do Arinos.
Em União do Sul, são 46 casos confirmados, 04 recuperados e 42 sendo monitorados. Sem mortes.
Em Paranaíta são 69 casos confirmados, 25 recuperados, 43 em monitoramento, uma pessoa internada e sem nenhuma morte.
Já em Porto dos Gaúchos o panorama é de 32 casos confirmados, 27 recuperados, 05 em monitoramento e sem mortes também.
Além destes municípios onde o nível de contágio é crítico, outros se destacam na lista por estarem na zona laranja, onde o risco é alto.
São eles: Matupá, São Félix do Araguaia, Conquista d’Oeste, Lucas do Rio Verde, Indiavai, Rondolandia, Nova Santa Helena, Nossa Senhora do Livramento e Rosário Oeste.