Juara – Mato Grosso

18 de junho de 2025 12:56

Museu de Juara será reaberto com apoio da Prefeitura e parceria com a Unemat após um ano fechado

Na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, a reportagem da Rádio Tucunaré acompanhou o prefeito de Juara, Ney da Farmácia, o vice-prefeito Leo Boy e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Andyra Maria Piovezan, em uma visita ao Museu do Vale do Arinos, localizado na Praça dos Colonizadores.

A comitiva esteve no local com a finalidade de reforçar a parceria entre o poder público e a Unemat para reabrir oficialmente o espaço, que estava fechado desde junho de 2024.

Segundo o prefeito Ney da Farmácia, o objetivo é resgatar e valorizar a história do município por meio de um acervo que reúne fotos, objetos e documentos representativos da fundação e desenvolvimento de Juara.

“Toda cidade tem sua história, e ela pode ser contada aqui. Queremos que a população participe, que traga fotos, objetos antigos, para enriquecer ainda mais o museu. Vamos apresentar essa linda história construída com esforço e responsabilidade”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Andyra Piovezan ressaltou a importância cultural e econômica do espaço, que também abriga o artesanato local. “É um lugar que mostra nossa origem: história dos colonizadores, da cultura indígena e o trabalho dos artesãos. Como o museu estava fechado há muito tempo, buscamos apoio da Unemat e, junto com o professor Saulo, firmamos essa parceria para garantir a reabertura e fomentar a cultura, que também faz parte do desenvolvimento econômico de Juara”, explicou.

O diretor do museu, professor Saulo Augusto de Moraes, enfatizou que o local não é apenas um espaço expositivo, mas também um centro de pesquisa científica. “Temos trabalhos de mestrado e doutorado realizados com base no nosso acervo. O museu tem papel fundamental na preservação da memória da região e precisa ser aberto, mantido e fomentado com servidores e orçamento próprio. Estamos muito felizes com esse novo compromisso da gestão municipal”, afirmou.

Já o vice-prefeito Leo Boy relembrou que a criação do museu foi de sua autoria, com apoio da Unemat, e destacou que a reabertura marca o retorno do espaço para a sociedade. “Agora entregamos as chaves e vamos reestruturar o funcionamento do museu. Nossa ideia é que, futuramente, ele seja transferido para o Morro do Ibama, onde poderá ser transformado em um ponto turístico, com estrutura de visitação e trilhas. Mas, por enquanto, ele permanece na Praça dos Colonizadores, à disposição da população”.

Nos próximos dias, a Prefeitura e a direção do museu devem definir os horários e dias de funcionamento para que a população volte a visitar o local e se reconecte com a história viva de Juara e da região do Vale do Arinos.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.