Na noite desta quarta-feira (9), por volta das 21h00, um caminhão carregado com toras de madeira que seguia pela rodovia MT-338, sentido Novo Horizonte do Norte a Juara, perdeu parte da carga em um trecho próximo ao confinamento Ramax.
As toras se desprenderam do veículo e se espalharam pela pista, oferecendo grave risco de acidente, especialmente por estar em uma descida e em local com baixa visibilidade.
A Rádio Tucunaré recebeu com exclusividade o relato de uma das ocupantes de um carro que seguia logo atrás do caminhão. Segundo a entrevistada, o veículo era conduzido por uma mulher, que trafegava em baixa velocidade. Ao perceber restos de vegetação na pista, semelhantes a grama cortada, ela reduziu ainda mais, o que foi importante para evitar o impacto com as toras.
“A gente levou um susto danado… A estrada é super escura e do nada vimos aquelas toras. A sorte foi que Maria anda devagar e reduziu ainda mais. Se fosse outro carro em velocidade maior, não teria como reagir. As toras estavam atravessadas bem na baixada da pista”, relatou a passageira, destacando ainda que o grupo tentou ligar diversas vezes para o 190 até conseguir sinal e alertar a polícia.
Após passarem pelo confinamento, o grupo avistou novamente o caminhão de tora, que continuava seguindo viagem.
Uma outra tora foi vista caindo na lateral da pista. Próximo ao último quebra-mola na entrada de Juara, o caminhão foi novamente alcançado e ultrapassado pelas denunciantes. Pouco depois, a equipe avistou uma viatura da Polícia Militar indo de encontro ao veículo, embora não tenham permanecido para acompanhar a abordagem.
O caso gerou apreensão e serve de alerta para condutores que trafegam pela região. Felizmente, não houve registro de vítimas, Até o fechamento dessa matéria , mas a situação evidencia o perigo de cargas mal fixadas, especialmente em trechos com pouca iluminação e topografia desfavorável.
A reportagem da Rádio Tucunaré reforça a importância da manutenção preventiva e da fiscalização do transporte de cargas pesadas, além da necessidade de atenção redobrada por parte dos motoristas que circulam por rodovias como a MT-338.