Meliantes ainda não identificados continuam repassando notas de dinheiros falsos nos comércios de Juara, fato este que se tornou repercussão pelas redes sociais na última segunda-feira, dia 17 de abril de 2023, e vem causando prejuízo no comercio local.
Mesmo com as novas tecnologias usadas para identificar a moeda brasileira, comerciantes ainda acabam ficando no prejuízo com esse tipo de crime em Juara, não sendo possível até o presente momento identificar o autor ou autores, isso porque os bandidos que fabricam as notas usam artifícios de última geração (papel sofisticado).
O Banco Central orienta que para identificar uma nota de dinheiro falso é necessário colocá-la contra a luz e visualizar as marcas d’água, caso ela apareça, a nota é verdadeira, e além disso existe ainda a caneta com luz fluorescente, que consegue identificar se a nota é falsa ou verdadeira.
É importante ressaltar que assim que o comerciante perceber que está sendo lesado, dever comunicar a Polícia Militar.
Muitas pessoas que recebe uma nota não sabem e acabam repassando sem ter a intenção de prejudicar, mas pode responder pelo ato, por isso precisa muita cautela, e ficar atento a esse fato, e caso perceba, não repasse, porque pode responder por crime que varia entre 03 a 12 anos de prisão seguido de multas.