Juara – Mato Grosso

6 de novembro de 2024 22:39

Nova Lei prevê que os Hospitais públicos de MT deverão servir refeições aos acompanhantes a preço simbólico

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou um importante projeto que promete melhorar significativamente a vida dos pacientes e acompanha seus pacientes na rede pública de saúde.
Os deputados estaduais votaram pela derrubada do veto do Governo ao Projeto de Lei nº 1.408/2023, de autoria do deputado Fabio Tardin (PSB).

Com 14 votos a favor, o Programa Bom Prato será implementado, oferecendo três refeições diárias a preços simbólicos nos hospitais públicos do Estado.

O projeto busca atender uma necessidade urgente, já que muitos pacientes e acompanhantes, especialmente aqueles que vêm de regiões distantes como Juara e Araguaia, enfrentam dificuldades para se alimentar de forma adequada durante o tratamento.

O deputado Fabinho, autor da proposta, celebrou a aprovação, ressaltando que, assim como já existem restaurantes populares, é fundamental que as refeições acessíveis sejam oferecidas diretamente nas unidades de saúde. Ele afirmou que a ideia é proporcionar dignidade a essas pessoas, muitas vezes desprovidas do básico durante o período de internação ou acompanhamento.

O Programa Bom Prato terá início em hospitais com maior demanda de pacientes e, gradualmente, será expandido para toda a rede pública de saúde ao longo de um período de até 10 anos.

A proposta inclui não apenas os pacientes e acompanhantes, mas também os profissionais de saúde, como servidores efetivos, comissionados e terceirizados.

O programa, inspirado em uma iniciativa bem sucedida no estado de São Paulo, visa garantir que todos tenham acesso a refeições de qualidade por um valor simbólico.

Nos casos em que a alimentação não possa ser oferecida diretamente em hospitais, o projeto prevê a possibilidade de firmar convênios com restaurantes localizados nas proximidades das unidades de saúde.

Com o apoio necessário para derrubar o veto, o projeto foi aprovado e promete trazer mais dignidade e conforto para milhares de pessoas que dependem do sistema público de saúde.

Fonte: Rádio Tucunare e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.