A chegada de uma nova massa de ar polar ao Brasil neste início de junho pode trazer impactos diretos ao estado de Mato Grosso, incluindo a cidade de Juara. Segundo a Climatempo, a expectativa é que uma frente fria avance a partir do domingo, dia 8, atingindo o Centro-Oeste, Sudeste e até partes da Região Norte, provocando queda acentuada nas temperaturas.
O fenômeno já começa a se formar no Sul do país a partir da noite de quinta-feira, dia 5, mantendo o frio no Rio Grande do Sul e intensificando o tempo gelado entre Santa Catarina e Paraná. No entanto, o destaque da nova frente fria está justamente na sua capacidade de alcançar estados mais ao norte do país — e Mato Grosso está entre os mais afetados, conforme aponta o mapa meteorológico.
A massa de ar polar, mais intensa que a registrada no final de maio, deve provocar uma queda significativa nas temperaturas mínimas e máximas no estado. A reportagem da Radio Tucunaré apuro, que para Juara, situada ao norte de Mato Grosso, há a possibilidade de noites e madrugadas mais frias nos próximos dias, o que exige atenção especial de produtores rurais, população em situação de vulnerabilidade e setores de saúde e assistência.
Ao todo, onze estados brasileiros podem sentir os efeitos da nova onda de frio, incluindo: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Em algumas dessas regiões do Norte, o fenômeno conhecido como “friagem” também poderá ser sentido, com temperaturas abaixo do normal, especialmente no sul de Rondônia e Acre.
Previsão a partir de: 5 de junho de 2025
Alerta de impacto em Juara: entre os dias 8 e 11 de junho























































































