A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que as obras de captação de água do Rio Arinos e a construção da adutora que transportará a água bruta até a estação de tratamento estão em estágio avançado, conforme informou o gerente da empresa Águas de Juara, Cláudio Christófoli , em entrevista concedida nesta semana.
Segundo o gerente, a execução da captação apresentou desafios técnicos por conta da localização da estrutura, que está sendo construída abaixo do nível do rio. A estratégia adotada utiliza o princípio do vaso comunicante, permitindo que a água seja transportada por gravidade até os poços de sucção, de onde será bombeada para o sistema.
“O fator climático dificultou bastante no início, mas com o prolongamento das chuvas este ano, é provável que tenhamos um volume de água mais estável em comparação com o ano passado”, explicou Cláudio.
A estrutura elétrica necessária para o funcionamento da estação de captação já está concluída. A empresa aguarda agora a liberação da Energisa, que deve ocorrer dentro de 30 a 60 dias, respeitando os trâmites legais de contrato e autorização. Com a liberação, será possível dar início ao bombeamento da água bruta até a estação de tratamento, o que permitirá, em breve, o fornecimento de água tratada captada diretamente do Rio Arinos à população juarense.
Ainda de acordo com Cláudio Christof, a obra da adutora — responsável por conduzir a água do ponto de captação até a estação de tratamento — está superando as expectativas.
“Acreditamos que, dentro de vinte dias, a adutora já atinja a região central da cidade. As obras da captação também estão em fase acelerada, com duas etapas de concretagem concluídas e a terceira prestes a ser iniciada. Após isso, iniciaremos a fase de instalação dos equipamentos de bombeamento”, destacou.
A ampliação da rede de esgoto e a nova captação de água do Rio Arinos fazem parte de um conjunto de investimentos estruturais que visam garantir maior segurança hídrica e melhoria no saneamento básico de Juara, beneficiando milhares de moradores com um sistema mais eficiente e sustentável.