Juara – Mato Grosso

24 de outubro de 2025 07:44

Organização Social cotada para gerir a saúde de Juara, já foi citada em reportagens sobre crises e investigações em outros municípios de Mato Grosso. Confira

O prefeito de Juara, acompanhado do vice-prefeito, vereadores e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos, estiveram recentemente em Aripuanã conhecendo o modelo de gestão hospitalar administrado por uma Organização Social (OS), o Instituto Social de Saúde São Lucas (que nada tem a ver com o Hospital São Lucas de Juara).

De acordo com o site institucional da empresa, atualmente em Mato Grosso, atuam em: Arenápolis, Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Guarantã do Norte, Juína, Juscimeira, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Poconé, São José de Rio Claro, Tapurah

Além dessas cidades de Mato Grosso, atuam em outros estados, gerindo hospitais e unidades de saúde. O formato de OS é legalmente reconhecido como entidade sem fins lucrativos, mas que depende de repasses públicos para custear seus profissionais e operações. Na prática, a contratação costuma representar um custo superior à gestão direta, o que gera debate entre autoridades e a sociedade civil sobre sua real eficiência.

Apesar da proposta ainda estar em fase de avaliação, o tema já gera discussões em Juara. Vereadores de oposição declararam que são contrários à ideia, baseando-se em experiências negativas de outros municípios e em Juara também no passado. Já alguns parlamentares da base aliada preferem analisar o assunto com cautela antes de definir posição.

Menções e apurações em outros municípios
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias verificou que o Instituto São Lucas tem sido mencionado em diversas matérias jornalísticas de Mato Grosso relacionadas à gestão da saúde:

  • Em Campo Novo do Parecis, reportagem do portal Novidades MT (2 de setembro de 2025) apontou a existência de falhas graves em contrato de gestão hospitalar, incluindo alegações de irregularidades administrativas e precariedade estrutural, que teriam ocorrido durante a gestão anterior do município
  • Em São José do Rio Claro, matéria do site FolhaMax (março de 2024) informou que foi solicitada uma CPI para apurar o contrato entre a prefeitura e o Instituto São Lucas após a morte de um paciente. A prefeitura instaurou um processo administrativo disciplinar (PAD) para investigar o caso
  • Em Juína, o portal Infoverus (20 de outubro de 2025) noticiou que o Ministério Público Federal deu prazo ao prefeito para explicar denúncias de fraude milionária em contratos, citando entre os apontamentos um empenho envolvendo o Instituto São Lucas

Essas publicações não constituem condenação, mas refletem o histórico de atenção pública sobre a atuação da entidade, o que explica a preocupação de parte da população e dos representantes locais.

Cuidados e transparência são essenciais

Especialistas em administração pública lembram que o modelo de OS pode melhorar a eficiência e ampliar serviços, desde que haja cláusulas contratuais rigorosas, metas mensuráveis e fiscalização contínua. Já experiências mal conduzidas podem resultar em perda de controle sobre os gastos e redução na qualidade do atendimento.

Por essa razão, a análise técnica e jurídica antes de qualquer contrato é fundamental para que Juara não incorra em riscos administrativos ou financeiros. Um passo precipitado pode comprometer ainda mais um sistema de saúde já sobrecarregado.

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias continuará acompanhando o tema, ouvindo autoridades, vereadores e especialistas antes de qualquer decisão definitiva sobre a terceirização da gestão hospitalar.

Fontes citadas:

Fonte: Rádio Tucunare e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.