Juara – Mato Grosso

22 de maio de 2024 04:35

[dataehoranews]

Ovos caipira continuam sendo fonte de rendas para pequenos produtores em Juara

O termo galinha caipira teve sua origem a partir do século passado quando, no período do descobrimento, aos poucos, foram sendo introduzidas diversas raças de aves no Brasil, segundo estudos, naturalmente, com a mistura dessas raças, surgiu uma nova linhagem, batizada de caipira.

Para ser considerado ovo caipira, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem farinhas de origem animal e sem pigmentos artificiais na ração, e além disso, a ave deve ser criada em ambiente com uma instalação fechada, mas que tenha também uma área de abertura com acesso a pastagem (campo), conforme disse Osvaldo Gulart, popular Pingo que cultiva esse tipo de ave a mais de 30 anos em Juara.

Na feira livre em Juara, e até mesmo em residências, chácaras e sítios, vários produtores lucram com a comercialização dos ovos caipira, que tem uma procura sem igual.

Pingo que é produtor rural há mais de 30 anos em Juara e explica que desde muito pequeno já ajuda seus pais na produção da roça, serviço pelo qual ele é apaixonado e sempre trabalhou nessa área.

Em Juara, ele disse que há pelo menos 35 anos trabalha com produtos da agricultura famílias, desde hortaliça até a galinha caipira no qual ele coleta os ovos caipira que atualmente vende na Casa do Produtor Rural durante a semana, e na feira livre aos domingos.

Apesar de ter um gasto maior devido a forma de alimentação, Pingo ressalta que o lucro é garantido, porque a procura por ovos caipira em grande em todas as épocas do ano, inclusive na quaresma, que a produção é bem reduzida.

“É um alimento fácil de ser preparado, de bom preço e muito saudável para o ser humano, serve para consumo de pessoas de todas as idades, talvez seja por isso a grande procura, e se tiver 200 dúzia vende tudo”, frisou o produtor.

Outros produtores que comercializam na Feira livre de Juara aos domingos, e não gravaram entrevista também disseram que todo ovo caipira produzido em sua propriedade já tem consumidor garantido, e a renda é garantida.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br