As escolas estaduais de Juara estão recebendo, durante o mês de abril, um importante trabalho de conscientização e orientação voltado para os alunos do ensino fundamental e médio. A ação faz parte de um calendário anual sugerido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), com temas sociais relevantes como bullying, cyberbullying, racismo, saúde mental, combate à violência contra a mulher, valorização da vida, entre outros.
Com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais acolhedor e consciente, profissionais especializados estão ministrando palestras educativas nas escolas. Neste mês, a iniciativa tem sido conduzida pela Equipe Psicossocial Itinerante em parceria com as advogadas Dra. Anne Menezes e Dra. Gabriela Bertozzi.
As palestras abordam, de forma acessível, os aspectos legais e sociais de práticas discriminatórias e violentas que afetam os estudantes. Por meio de dinâmicas e diálogo direto com os jovens, os encontros têm buscado não só informar, mas também promover a empatia, o respeito mútuo e a construção de atitudes mais solidárias no ambiente escolar.
As ações já passaram pelas escolas Oscar Soares, Comendador José Pedro Dias, EEDIEB, Nivaldo Fracarolli e Militar Tiradentes.
Na última terça-feira (15), os alunos da Escola Oscar Soares participaram das palestras nos turnos da manhã e tarde. Já no dia 16, foi a vez da Escola Estadual Comendador.
As próximas atividades acontecerão nos dias 23, 24 e 25, com encerramento previsto para o dia 29 de abril. Um dos pontos mais enriquecedores tem sido a escuta ativa dos alunos, que são convidados a sugerir formas de combater o racismo e o bullying dentro da própria escola, ampliando o protagonismo juvenil nas soluções, pontuou a advogada Dra Ane Menezes palestrante.
Essa iniciativa reforça o papel da escola não apenas como um local de ensino, mas como espaço essencial de formação cidadã, onde o diálogo, o respeito às diferenças e o combate às violências são valores fundamentais para a construção de uma sociedade melhor.