Juara – Mato Grosso

23 de agosto de 2025 09:50

Pecuária, educação e saúde: entenda como benefícios da construção da ponte Majuvi em Juara vai muito além do transporte. Obra depende de doações.

No quadro de entrevistas do Repórter Tucunaré, transmitido pela Rádio Tucunaré, os pecuaristas Nando Conte e Tião Piovesan nessa sexta-feira, dia 22, destacaram a importância da união da comunidade para viabilizar a construção de uma ponte sobre o Rio Arinos, na região da Fazenda Majuvi. Atualmente, a travessia é feita por uma balsa, o que traz limitações e riscos, principalmente em períodos de chuva.

Durante a entrevista, os produtores explicaram que a nova ponte, que fica cerca de 80km de Juara, trará benefícios sociais e econômicos para toda a região do Vale do Arinos. Segundo Nando Conte, o projeto já conta com apoio de parlamentares que se comprometeram a viabilizar parte da mão de obra, mas os recursos para o material — estimados em R$ 1,5 milhão — precisam ser levantados com a colaboração de pecuaristas e demais interessados.

Veja no mapa o local da ponte

Tião Piovesan reforçou, que a atual travessia por balsa, de caráter particular, representa dificuldades não apenas para o transporte da produção, mas também para a população local, incluindo estudantes, gestantes e pacientes que dependem de deslocamento rápido até os serviços de saúde. Ele destacou que a ponte será um investimento coletivo em segurança, logística e qualidade de vida.

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a mobilização pretende reunir doações em dinheiro, gado ou madeira legalizada, com o objetivo de garantir o início das obras ainda nos próximos meses.

Organização da arrecadação e formas de contribuição

Na entrevista, Nando Conte e Tião Piovesan explicaram como está sendo organizada a arrecadação para a construção da ponte sobre o Rio Arinos. Segundo eles, a comissão responsável envolve produtores locais, o prefeito de Juara, Nei da Farmácia, o secretário municipal Toninho Araújo, além do pecuarista Paulo da Jumasa. Todos estão alinhados para viabilizar a obra de maneira transparente e participativa.

Os entrevistados esclareceram que qualquer ajuda é bem-vinda — seja em dinheiro, em gado, que pode ser convertido em recursos financeiros, ou em madeira legalizada. Eles destacaram que, por se tratar de uma obra pública, a madeira utilizada precisa ter documentação regular, obtida por meio de manejo florestal autorizado. Isso encarece o processo, mas garante a legalidade e a durabilidade da obra.

Tião Piovesan reforçou que mesmo pequenas contribuições fazem diferença.

“Não é preciso ter vergonha de doar pouco. Um bezerro de cada produtor, somado aos demais, já faz uma grande diferença. O importante é a união de esforços”, disse.

Ele alertou que se a comunidade não aproveitar a oportunidade, a ponte poderá ser construída em outra localidade, tirando de Juara o benefício da integração logística e social.

Outro ponto destacado foi a necessidade de segurança na coleta de recursos. Apenas os nomes mencionados na entrevista — Nando Conte, Tião Piovesan, Paulo da Jumasa, Toninho Araújo e o prefeito Nei — estão autorizados a receber doações. Os pecuaristas pediram que os interessados utilizem, preferencialmente, o canal oficial da Rádio Tucunaré, para evitar riscos de golpes. Quem não tiver contato dos organizadores, pode enviar uma mensagem e texto para a Rádio Tucunaré.

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a ponte, além de reduzir custos de frete e tempo de viagem, vai facilitar o acesso de alunos às escolas, melhorar o transporte escolar e garantir segurança em casos de emergência, já que a balsa não funciona durante a noite.

A expectativa é de que, com a arrecadação concluída, a obra se torne realidade em breve, integrando ainda mais a região do Vale do Arinos.

👉 Para quem deseja colaborar, mas não tem contato direto com os organizadores, pode enviar uma mensagem para a Rádio Tucunaré pelo WhatsApp do programa Alvorada Sertaneja, com Uilson Lopes, no número (66) 99908-2948. O contato será repassado aos responsáveis pela arrecadação.

Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.