No quadro de entrevistas do Repórter Tucunaré, transmitido pela Rádio Tucunaré, os pecuaristas Nando Conte e Tião Piovesan nessa sexta-feira, dia 22, destacaram a importância da união da comunidade para viabilizar a construção de uma ponte sobre o Rio Arinos, na região da Fazenda Majuvi. Atualmente, a travessia é feita por uma balsa, o que traz limitações e riscos, principalmente em períodos de chuva.
Durante a entrevista, os produtores explicaram que a nova ponte, que fica cerca de 80km de Juara, trará benefícios sociais e econômicos para toda a região do Vale do Arinos. Segundo Nando Conte, o projeto já conta com apoio de parlamentares que se comprometeram a viabilizar parte da mão de obra, mas os recursos para o material — estimados em R$ 1,5 milhão — precisam ser levantados com a colaboração de pecuaristas e demais interessados.
Veja no mapa o local da ponte
Tião Piovesan reforçou, que a atual travessia por balsa, de caráter particular, representa dificuldades não apenas para o transporte da produção, mas também para a população local, incluindo estudantes, gestantes e pacientes que dependem de deslocamento rápido até os serviços de saúde. Ele destacou que a ponte será um investimento coletivo em segurança, logística e qualidade de vida.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a mobilização pretende reunir doações em dinheiro, gado ou madeira legalizada, com o objetivo de garantir o início das obras ainda nos próximos meses.
Organização da arrecadação e formas de contribuição
Na entrevista, Nando Conte e Tião Piovesan explicaram como está sendo organizada a arrecadação para a construção da ponte sobre o Rio Arinos. Segundo eles, a comissão responsável envolve produtores locais, o prefeito de Juara, Nei da Farmácia, o secretário municipal Toninho Araújo, além do pecuarista Paulo da Jumasa. Todos estão alinhados para viabilizar a obra de maneira transparente e participativa.
Os entrevistados esclareceram que qualquer ajuda é bem-vinda — seja em dinheiro, em gado, que pode ser convertido em recursos financeiros, ou em madeira legalizada. Eles destacaram que, por se tratar de uma obra pública, a madeira utilizada precisa ter documentação regular, obtida por meio de manejo florestal autorizado. Isso encarece o processo, mas garante a legalidade e a durabilidade da obra.
Tião Piovesan reforçou que mesmo pequenas contribuições fazem diferença.
“Não é preciso ter vergonha de doar pouco. Um bezerro de cada produtor, somado aos demais, já faz uma grande diferença. O importante é a união de esforços”, disse.
Ele alertou que se a comunidade não aproveitar a oportunidade, a ponte poderá ser construída em outra localidade, tirando de Juara o benefício da integração logística e social.
Outro ponto destacado foi a necessidade de segurança na coleta de recursos. Apenas os nomes mencionados na entrevista — Nando Conte, Tião Piovesan, Paulo da Jumasa, Toninho Araújo e o prefeito Nei — estão autorizados a receber doações. Os pecuaristas pediram que os interessados utilizem, preferencialmente, o canal oficial da Rádio Tucunaré, para evitar riscos de golpes. Quem não tiver contato dos organizadores, pode enviar uma mensagem e texto para a Rádio Tucunaré.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que a ponte, além de reduzir custos de frete e tempo de viagem, vai facilitar o acesso de alunos às escolas, melhorar o transporte escolar e garantir segurança em casos de emergência, já que a balsa não funciona durante a noite.
A expectativa é de que, com a arrecadação concluída, a obra se torne realidade em breve, integrando ainda mais a região do Vale do Arinos.
👉 Para quem deseja colaborar, mas não tem contato direto com os organizadores, pode enviar uma mensagem para a Rádio Tucunaré pelo WhatsApp do programa Alvorada Sertaneja, com Uilson Lopes, no número (66) 99908-2948. O contato será repassado aos responsáveis pela arrecadação.