Alguns Criadores Apaixonados pela criação de búfalos trazem essa atividade como tradição de família. É o caso do pecuarista Paulo Mano.
O gênero Bubalus deu origem à espécie Bubalus bubalis, com três subespécies: sendo o búfalo doméstico ou indiano, abrangendo os búfalos da Índia, Paquistão, China, Turquia e de vários países da Europa e América.
Eles são provenientes da Itália também pertencem a esta subespécie.
Em Juara, o pecuarista Paulo Mano concedeu entrevista a Rádio Tucunaré, neste sábado, dia 03 de agosto de 2024, e disse que é um eterno apaixonado pela criança dessa espécie de animal em Juara, e que essa é uma tradição de sua família.
“Meus pais criavam búfalo, e eu acabei pegando gosto pelo animal, que é dócil e fácil de ser cuidado, porque eles também gostam de carinho, e são cuidados normalmente como os demais bovinos, e por isso em todas as minhas propriedades rurais, tenho rebanho de búfalos, onde meus funcionaram tiram leite, fazem queijos e requeijão para consumo, e eu vendo também em um comercio de Juara”, disse Paulo Mano.
Durante o evento ‘Saleiro’ da Acrivale, Paulo Mano disse que fez questão de reunir os colaboradores e montar uma estação de carne de búfalo que foi muito bem aceito pelos participantes. “povo aqui não conhece a carne de búfalo, mas ela é considerada uma das melhores, inclusive com baixo teor de gordura, além de ser mais macia que a bovina, devido ao menor índice de crescimento do diâmetro das fibras musculares, que está associado a uma menor consistência do tecido conjuntivo”, explicou o pecuarista Paulo Mano.
Segundo ele, o abate desse animal é feito em média com 15 meses, e em Juara tem sido bem vendido, além de gerar uma boa alimentação aos funcionários de suas propriedades, que para ele é uma tradição.
Ao finalizar, Paulo explica que os búfalos vivem pelas savanas, em planícies arborizadas e abertas, e precisam de local que tenha água para eles se refrescarem devido sua pele.