Na última sexta-feira, 09 de janeiro de 2026, a equipe de Polícia Militar Ambiental prendeu em flagrante delito no município de Porto dos Gaúchos, um homem de 36 anos de idade acusado de praticar o crime de pesca predatória durante o período de defeso dos peixes, denominado Piracema.
O fato aconteceu quando a equipe fazia ação fluvial de fiscalização pelas águas do Rio Arinos, naquele município, de teria encontrado o homem pescando com vara e molinete, uma vez que esse tipo de prática é proibida pela legislação ambiental vigente durante o período de defeso, quando a atividade pesqueira é restrita para garantir a reprodução das espécies.
Ao ser abordado e questionado sobre a proibição, o pescador reconheceu estar ciente da irregularidade, e com ele foram encontrados 06 (seis) peixes da espécie lambari e um filhote de pacu-prata, que segundo ele iria utilizar como isca.
A equipe de Polícia Militar Ambiental fez a apreensão de todo o material de pesca, juntamente com o barco e do motor utilizados na prática ilegal e levou o acusado para a Delegacia de Polícia onde foi registrada a ocorrência para as medidas cabíveis.
Como a pesca durante o período da Piracema configura crime ambiental, o homem deverá responder por atos infracionais, e ainda, caso a justiça entende, ele pagar multas.
Vale ressaltar que a infração pode resultar em pena de detenção de 01 a 03 anos, e multa varia de R$ 700,00 a R$ 100.000,00, dependendo da gravidade do caso.
A fiscalizações durante o período de defeso têm como objetivo preservar os recursos pesqueiros e garantir o equilíbrio ambiental.





































































