Juara – Mato Grosso

11 de novembro de 2024 13:35

Pescadores do Juara e do Vale do Arinos retornam a pesca a partir desta sexta-feira

Fripix-imagem gratuita/Wenderson Araujo

Termina a meia noite desta quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2023, o periodo proibitivo da pesca nos rios de Mato Grosso, porém, até o dia 28 de fevereiro, ainda continua proibida a pesca nos rios de divisa com outras unidades federativas de acordo com o calendário nacional.

Com isso, os pescadores de Juara e do Vale do Arinos, incluindo Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e demais regiões que compõem a Colônia Z16 de pescadores retornam sua profissão, segundo Bento Bezerra.

Bento Bezerra é coordenador da Colônia Z16 que compreende os 04 municípios da região.

Ele explicou que durante o período de reprodução dos peixes, todos os pescadores profissionais receberam aqui na região o pagamento do Seguro Desemprego que é amparado por lei durante esse período.

Com isso, 17 rios que fazem divisa com outras unidades da federação continuam com a pesca proibida até o fim do período de defeso nacional termina dia 28.

O período denominado Piracema, que é a época da desova dos peixes, a pesca amadora e profissional no Estado ficou proibida por 04 (quatro) meses, onde é considerado uma forma de garantir a proteção do período reprodutivo dos peixes das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia.

Sobre o peixe da espécie Pintado:

A pesca do peixe pintado está liberada em todos os rios de Mato Grosso também a partir desta sexta-feira dia, e segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a medida foi confirmada depois que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática divulgou o plano de recuperação da espécie, que corre risco de extinção.

A obrigatoriedade dessa documentação antes de liberar a pesca estava na portaria do Ministério, publicada no Diário Oficial da União

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.