A piracema pode ser definida como um movimento migratório, em que alguns peixes deslocam-se até a cabeceira dos rios, ou seja, rio acima. O termo piracema tem origem indígena e significa “subida do peixe”.
O período de defeso é o período em que as atividades de pesca esportiva ou comercial são proibidas ou controladas. Este período de defeso é estabelecido de acordo com a época de reprodução de cada espécie, visando a sua preservação e a manutenção do setor pesqueiro.
Em Matogrosso o período de Piracema em Mato Grosso, teve o início no mês de outubro e nesse ano com previsão de encerramento no dia 31 de janeiro.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico João Rissote, em entrevista para a Rádio Tucunaré e Acesse Noticias, disse que tem registros de fotos e vídeos de pessoas que desrespeitando a Piracema, pois estavam pescando nos rios de Juara.
Ele informou que a fiscalização da Sema Estadual estarão em Juara e Vale do Arinos, para fazerem os trabalhos de fiscalização.
Quem pesca na época da piracema, está cometendo crime contra o meio-ambiente, e se for pego em flagrante pescando, poderá sofrer busca e apreensão de todos os equipamentos de pesca que estiver em posse da pessoa, dependendo do caso, a pessoa terá que pagar multa e pode até ser preso.
O secretário disse, que não quer nenhum prejuízo e nem problemas para nenhuma pessoa que gosta de pescar, por isso, alerta quanto ao respeito durante a época de proibição da pesca. Informa ainda, que pescar com rede se configura crime grave.
Os pescadores profissionais, que vivem da pesca para conseguir o sustento da família, pra se manter, durante a piracema eles recebem um auxílio do governo para ajudar nas despesas, e somente os pescadores profissionais e os ribeirinhos podem estar pescando somente pra comer e não pode comercializar, se forem pegos comercializando irão responder pelo crime.