Juara – Mato Grosso
Sábado, 20 de Agosto de 2022

Pluviômetro registro quase 3 mil mililitros de chuvas em 2022 em Juara

No período de Junho de 2021 a junho de 2022, segundo os dados do Sistema Pluviométrico situado no pátio da Empaer em Juara, o volume de chuvas registrado foi de 2.481 milímetros no acumulado.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Igor Bumbieris Murilo Nogueira, responsável pela medição do pluviômetro, considerando os últimos 02 anos, volume de chuvas nesse período, com destaque para os meses de novembro de dezembro de 2021, choveu 420 em novembro e 570 em dezembro, um grande acumulado totalizando quase mil milímetros em apenas dois meses.

Já com relação a chuva que caiu nessa primeira quinzena do mês de junho de 2022, o engenheiro agrônomo, Igor Murilo explica que é um fato atípico, mas que já ocorreu algo nesse sentido no mesmo período do ano de 2018, no dia 13 de junho daquele ano que somou 44 milímetros.

Neste ano, em junho de 2022, na área urbana da cidade choveu 23 milímetros, porém, no interior do município esse percentual chegou a quase 100 militros de chuvas.

Essas ações ocorrem devido a grande quantidade de massa de ar polar estar passando próximo a região de Juara entrando em contato com o vapor de ar da região amazônica causando esse fenômeno diferenciado, diante das precipitações pluviométricas durante esse período, conforme ressaltou Igor Murilo.

No entanto, é considerado um fato benéfico aos produtores rurais fortalecendo as pastagens que estavam abaixo do limite de produção.

 

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.