Juara – Mato Grosso

22 de agosto de 2025 16:48

Polícia Militar irá fiscalizar uso e trânsito de forma irregular de bicicletas e ciclomotores elétricos em Juara

foto ilustrativa - detran

Existem em Juara um grande número de reclamações sobre as formas irregulares que alguns condutores de bicicletas elétricas e ciclomotores circulam em vias públicas na área urbana.

Essas reclamações, além de circularem nas redes sociais, também tem chegado até ao 21º Batalhão da Polícia Militar, segundo disse o 1º Tenente PM Elton, onde ele relata que, inclusive, crianças e adolescentes estão conduzindo ciclomotores, o que é contra lei e oferece risco a vida das pessoas por se tratar de veículos com velocidade maiores.

O tenente explicou que existe regulamentação desses veículos, que vêm sendo utilizados, muitas vezes de forma erronia por algumas pessoas, o que pode ocasionar em acidente de transito.

A bicicleta elétrica por sua vez precisa ter pedal, e o condutor deve pedalar para que o motor funcione podendo ter até 1.000 watts de potência, enquanto o ciclomotor é de 4.000 watts equiparado a veículos de até 50 cilindradas, sendo que este precisa ser normas vigentes.

Para o ciclomotor é de 4.000 watts é necessário o uso de equipamentos de proteção é obrigatório para quem conduz, sendo este capacete adequado regulamentado pelo Inmetro, além de outros itens como retrovisores, pisca-alerta, buzina e farol.

Os ciclomotores precisam ser registrados e emplacados junto ao Departamento de Trânsito, o que, segundo a Polícia Militar, tem sido ignorado por muitos proprietários.

Esses veículos ciclomotores não podem circular nas ciclovias, sendo as ciclovias destinadas somente para bicicletas elétricas com pedal, potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 30 km/h.

Diante dessa preocupação e inúmeras denúncias, a Polícia Militar irá fazer fiscalização para coibir as irregularidades, e o condutor que não registrar seu ciclomotores ou permitirem que menores os utilizem poderão ter os veículos recolhidos, conforme disse o 1º Tenente PM Elton.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.