Desde o dia 01 de novembro deste ano de 2023 está aberta a declaração de estoques para os produtores rurais, tanto de gado (bovino), como porcos, galinhas peixes e qualquer outro tipo de criação, onde o produtor precisa atualizar o estoque de rebanho bovino e demais produtos junto ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), conforme disse Márcio Dreah diretor regional do órgão em Juara.
Ele explica que embora o procedimento seja obrigatório e substitui os 40 anos da vacina contra febre aftosa, muitos produtores ainda não fizeram, e isso é valido para criadores de bois, produtores rurais de outras espécies como búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes.
O produtor rural que não fizer a comunicação não conseguirá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), tendo impedida a comercialização dos animais, exceto abate. Também existe a previsão de outras penalidades, como aplicação de multas para aqueles que não realizarem a comunicação dentro do prazo.
O cadastro faz parte das medidas de defesa sanitária animal e compõe as ações que prepararam Mato Grosso para receber o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Cadastro:
É possível ir pessoalmente no escritório do Indea e realizar a atualização do rebanho e dos dados cadastrais, mas se preferir, o produtor rural poderá também optar em fazer a comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.