Juara – Mato Grosso

22 de fevereiro de 2025 15:18

Prazo para cadastro de produtores de soja junto ao INDEA é prorrogado até 28 de fevereiro

Engenheiro agrônomo Lucas Sebrian, da unidade do INDEA em Juara

O prazo para os produtores de soja realizarem o cadastro obrigatório junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro. A informação foi confirmada pelo engenheiro agrônomo Lucas Sebrian, da unidade do INDEA em Juara, em entrevista à Rádio Tucunaré. O cadastro é essencial para controle fitossanitário e monitoramento das áreas cultivadas no estado.

Motivo da prorrogação

De acordo com Sebrian, o prazo original para o cadastro era até 15 de fevereiro, conforme a Instrução Normativa 001/2023. No entanto, devido a falhas nos sistemas que dificultaram o registro dos produtores, o INDEA decidiu estender o prazo até o final do mês.

“Todos os produtores que plantaram soja são obrigados a cadastrar a unidade de produção. Como tivemos alguns problemas técnicos, o INDEA, em reunião com a coordenadoria central, decidiu dar essa oportunidade extra até 28 de fevereiro”, explicou o engenheiro agrônomo.

Consequências para quem não fizer o cadastro

Sebrian alertou que os produtores que não realizarem o cadastro dentro do novo prazo estarão sujeitos a penalidades.
“O cadastro deve ser feito anualmente, começando em setembro e seguindo até fevereiro. Quem não fizer pode sofrer sanções, incluindo multa por não cadastramento ou falta de atualização dos dados.”

Importância do cadastro para a fiscalização e controle fitossanitário

O banco de dados do INDEA é fundamental para estratégias de fiscalização e controle fitossanitário, principalmente no combate à ferrugem asiática, uma das principais ameaças à cultura da soja. O monitoramento permite ao órgão mapear as áreas cultivadas e atuar de forma preventiva.

“Esse controle nos ajuda a identificar onde há áreas plantadas e a planejar vistorias. Também conseguimos estimar a área plantada em cada município. Em Juara, por exemplo, já sabemos que a área plantada este ano ultrapassou a do ano passado, chegando a mais de 118 mil hectares, e pode alcançar até 120 mil hectares com os cadastros que ainda faltam ser feitos.”

Os produtores que ainda não regularizaram a situação devem procurar a unidade do IDEIA mais próxima para evitar penalidades e contribuir com o controle sanitário da produção agrícola no estado.

Fonte: Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias/Fernando José.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.