Juara – Mato Grosso

1 de maio de 2024 00:18

[dataehoranews]

Prefeitura de Juara tem autonomia para resolver questão de animais soltos em via públicas

foto meramente ilustrativa

A quantidade de reclamações sobre animais de pequenos e grande portes soltos em vias públicas tem aumentado a cada ano em Juara por parte da população, e cabe ao município de Juara tomar providências em relação a esse fato, tanto na zona urbana quanto zona rural do município mediante aprovação da lei municipal.

Isso porque, segundo o médico veterinário do Instituo de Defesa Agropecuária (Indea) de Juara, Francisco Valtenio Sales, Chiquinho, já existe uma Lei aprovada desde a época de sua gestão como vereador, uma vez que o Indea não tem essa responsabilidade perante as leis do Estado.

O Indea tem por finalidade trabalhar com sanidade e bem-estar animal dentro das propriedades dos municípios dentro do Estado de Mato Grosso, conforme explicou Chiquinho.

A lei Municipal foi feita devido o grande número de reclamações de pessoas sobre esses casos em Juara, onde a população ficava desnorteada sem saber onde recorrer nesse sentido, segundo disse o médico veterinário autor da lei.

Os animais soltos, como galinha, gato, cachorro soltos em vias públicas, assim como porco, carneiros, equinos e bovinos causam grandes danos, além de colocar em risco a vida das pessoas, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos quatro rodas, portanto, caso a pessoa (proprietário do animal ou responsável) pego em flagrante responderá criminalmente por esse ato, conforme rege a lei.

Para isso, caso o denunciante faça esse flagrante, ele deve ligar imediatamente para as autoridades policiais.

Ainda conforme a Lei, a prefeitura tem a incumbência de autuar e aplicar multas para quem deixar esses animais em vias públicas.

Também existe lei para penalizar quem jogar animais mortos em via públicas, e fato como esse é constante no município de Juara.

Na semana anterior, o produtor rural Douglas Antônio fez fotos e vídeos de um animal bovino morto jogado em frente da entrada de sua propriedade rural, o que veio lhe causar grandes transtorno, além do fedor e do trabalho que ele teve para se livrar do destroço desse animal.

 

Fonte: radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br