Juara – Mato Grosso

24 de maio de 2024 03:38

[dataehoranews]

Produtor rural de Novo Horizonte disse que vende mais 100 unidades de abacaxis todos os domingos na Feira de Juara

O abacaxi ou ananás é uma fruta que foi descoberta, para o velho mundo, em 04 de novembro de 1.493, quando Cristóvão Colombo descobriu a Ilha de Guadalupe, onde encontrou e experimentou o fruto, que era amplamente disseminado na América Tropical, desempenhando parte importante na alimentação das populações indígenas.

Usado de várias formas na mesa dos brasileiros, o abacaxi é cultivado em todo território nacional e fonte de renda de centenas de agricultores.

Em Juara e nos municípios do Vale do Arinos e região, existem vários produtores de abacaxis, um deles, e Ademar de Souza Pena, popular Demarzão da Carvalho que trabalha com plantação e comercialização da fruta há mais de 20 anos em Novo Horizonte do Norte e comercializa cerca de 150 unidades todos os domingos na Feira Livre de Juara.

Em entrevista a Rádio Tucunaré a acessenoticias, ele disse que as vendas sempre foram boas, e na época boa da produção ele comercializa entre 200 a 150 unidades, mas nessa época do ano gira em torno de 130 a 80 unidades, contudo, além a venda na Feira Livre, o produtor explica que abastece supermercados de Novo Horizonte do Norte.

Ademar explica que a época certa para o plantio é entre os meses de setembro a maio.

O retorno é um pouco demorado, e poderá durar entre um ano e seis meses a dois anos para começar a produzir, e precisa ser plantado todos os anos com replanta das mudas, mas é uma fruta boa comercialização conforme disse o produtor Demarzão.

Com a renda das vendas dos abacaxis, Ademar vem mandando sua propriedade cada vez mais organizadas e prende continuar com a cultivação do produtos que já lhe rendeu boa renda durante mais de duas décadas.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br