Juara – Mato Grosso

26 de abril de 2024 19:24

[dataehoranews]

Professor de capoeira de Juara participa do evento “Mandinga” em Tangará da serra

Professor Valdeson Paula Portela (prof.Val), mais conhecido na comunidade da capoeira como professor “Modelo”, tem apoio da Prefeitura Municipal de Juara, para representar o município no evento chamado Jogo de Mandiga em Tangará da Serra-MT. O Evento “Jogo de Mandinga” é um evento tradicional, que já acontece há mais de 8 anos, onde vários mestres de capoeira de nome nacional e internacional ministram dar cursos, palestras e a tradicional formatura dos alunos, que estão há mais tempo treinando e troca de graduação dos mais avançados.
É um momento rico de troca e aprendizagens da cultura afro-brasileira.
Em virtude da pandemia do coronavírus e do Estado de emergência decretado pela administração municipal de Tangará da Serra e pelo governo do estado de Matogrosso, ano passado não foi possível realizar o Evento Jogo de Mandiga.
A Capoeira por ser uma prática corporal da cultura afro-brasileira, é uma atividade de aprendizagens que se dá na coletividade, ou seja, na roda de Capoeira os jogadores, os músicos os componentes da roda e o público são todos atores sociais ativos.
Baseando nesse paradigma, o evento de capoeira Jogo de Mandiga firma a ideia de que o jogo, o prazer e a aprendizagens devem nascer em ambiente de harmonia e cooperação, e no evento como esse nós da possibilidade de vivenciar essas tão importante aprendizagem, sendo uma ferramenta social de transformação, fazendo assim que os professores desta arte, possam pensar criticamente o mundo e que tenham conhecimento do quanto o conhecimento histórico influência nas de desigualdade na sociedade atual.

Fonte: Radiotucunare/Acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br