O professor de capoeira Valdeson Paula Portela retornou de Mineiros em Goiás, onde esteve com alunos dentro de um local, chamado Quilombo Cedro, que é uma referência no Brasil, em plantas medicinais tradicionais, com raízes e folhas, sendo um dos quilombos mais antigos do Brasil com 230 anos.
Com ele foram 5 alunos não só para participarem do evento, mas também para participar de uma oficina e compartilhou seu conhecimento de como trabalhar com crianças dentro da rede Municipal de Educação, que é referência no Estado. “Tivemos essa oportunidade de ir para outro estado para levar um pouco da experiência que temos aqui em Juara”, explicou.
Há cerca de 200 anos a comunidade quilombola do Cedro, em Mineiros, no sudoeste de Goiás, mantém uma farmácia natural. Com plantas medicinais, eles desenvolvem garrafadas que prometem ajudar desde tosses a cansaço sexual.
Desde 1997, as curandeiras do quilombo produzem remédios fitoterápicos no Centro de Plantas Medicinais do Cedro. Elas utilizam 450 plantas nativas e catalogadas. E as transformam em 90 medicamentos em forma de xaropes, pomadas, óleos e garrafadas – misturas de plantas medicinais. Os preparos são utilizados pelos moradores da comunidade e da região. E também de pessoas de outras cidades do Brasil como São Paulo, Brasília e Curitiba.
Portela conta que no evento haviam mais de 127 alunos vindos de mais de 20 cidades participantes, e considera que foi uma oportunidade de resgate a cultura, do saber ancestral, pois la existe uma riqueza cultural muito grande e considera um privilégio ter podido participar.
Valdeson conta ainda que recebeu apoio da Prefeitura de Juara e também de algumas empresas da cidade e amigos para ir e ficou muito agradecido.
O segmento continua dando frutos, explicou Valdeson, que tem alunos do antigo projeto Xané, que há 16 anos está com ele. “A capoeira contribui para a formação pessoal da pessoa”, disse.
Mais de 2.547 alunos juarense recebem aula de capoeira dentro das escolas e os pais também gostam.
O professor Valdeson vai receber o certificado de Mestrando em capoeira no ano de 2023, que é o resultado de muitos anos de trabalho.