Juara – Mato Grosso

28 de junho de 2025 07:49

Professores de Juara desenvolvem projeto de acolhimento pedagógico na Aldeia Tatuí

Fonte da foto: Cacique da Aldeia Tatui

JUARA (MT) — Em uma iniciativa marcada pelo respeito à diversidade cultural e pelo compromisso com a inclusão, a Escola Comendador, realizou uma visita pedagógica à Aldeia Tatuí como parte de um projeto de intervenção voltado à acolhida de um aluno indígena da etnia chavante. A atividade foi coordenada pela professora doutora Amanda, com apoio da diretora Maria Cleitiane Vedovetto e da equipe docente da unidade.

A visita aconteceu no dia 20 (sexta-feira) e foi organizada como culminância do projeto de doutorado da professora Amanda, que, ao retornar à escola após concluir sua formação, passou a trabalhar diretamente com o desafio de incluir um estudante 100% falante da língua chavante e sem domínio da língua portuguesa. O projeto foi realizado com a colaboração da diretora Lucinda e de toda a comunidade indígena da Aldeia Tatuí, que recebeu calorosamente a equipe de educadores.

Embora o aluno em questão seja da etnia chavante e a aldeia visitada seja da etnia Piakakayabi, os educadores ressaltam que o contato com a realidade indígena foi fundamental para entender a vivência cultural desses povos, suas práticas educativas e modos de socialização. “As culturas são diferentes, mas também têm suas similaridades. Essa vivência nos ajuda a pensar estratégias para acolher esse estudante de forma respeitosa e eficaz”, comentou a diretora Maria Cleitiane.

A proposta do projeto vai além do ensino da língua portuguesa. Trata-se de uma ação de empatia, formação contínua e valorização da identidade indígena no ambiente escolar. “Foi muito gratificante ver nossos professores, mesmo em seus momentos de descanso, se dedicando a buscar conhecimento para melhor atender um aluno. Isso mostra o compromisso de toda a equipe com a inclusão e a equidade na educação”, afirmou a diretora.

Para Maria Cleitiane, o desafio de educar um aluno que não domina o português e vem de uma cultura distinta é grande, mas também extremamente enriquecedor. “A gente leva um susto no início, mas depois entende que somos peças fundamentais no processo de desenvolvimento dele. E quando temos uma equipe que olha com empatia para cada estudante, tudo se torna mais possível.”

A ação demonstra que a escola rural de Juara tem dado passos significativos rumo a uma educação mais inclusiva, humana e plural. A Rádio Tucunaré e o site Acesse Notícias acompanham e destacam iniciativas como essa, que fortalecem o compromisso das escolas com a diversidade cultural do município.

Fonte: Rádio Tucunaré/Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.