A professora aposentada de Juara, Maria Pascoscki, que atuou por mais de 30 anos na educação, concedeu uma entrevista à Rádio Tucunaré e ao portal Acesse Notícias, na qual compartilhou dicas importantes sobre práticas e exercícios físicos durante o período seco.
Um dos principais alertas feitos pela professora é sobre a umidade relativa do ar, que corresponde à quantidade de vapor d’água presente na atmosfera. O nível ideal para o organismo humano está entre 40% e 70%. Quando a umidade relativa do ar cai para 30%, há um aumento na incidência de problemas como alergias respiratórias e viroses. Além disso, a falta de água e sais minerais no organismo pode causar sintomas como problemas oculares, alergias, cansaço e dores de cabeça.
Maria Pascoscki, profissional de Educação Física, também compartilhou dicas para aumentar a motivação na prática de exercícios físicos. Ela destaca a importância de manter a calma, buscar a orientação de um profissional, e, ao fazer caminhadas, levar água e se manter hidratado, evitando horários de sol muito intenso.
Ela também alertou sobre os cuidados necessários ao realizar exercícios em academias ao ar livre. O uso inadequado dos equipamentos, sem a devida orientação, pode resultar em lesões, rompimento de tendões e outras complicações. Segundo a professora, é fundamental respeitar as limitações de cada pessoa. Enquanto jovens e adultos tendem a ser mais resistentes, as pessoas da melhor idade requerem mais cuidados, mas a prática de exercícios físicos é essencial em todas as idades.