Juara – Mato Grosso
Sábado, 13 de Agosto de 2022

PSF Rural de Juara realiza vários atendimentos diários e neste mês está dedicado às mulheres

Para melhor atender a população que mora na zona rural de Juara, a administração municipal de Juara através da secretaria municipal de saúde implantou o PSF Rural, que atende nas segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, menos nas terça-feira. Isso porque segundo a enfermeira Tatiane Hernandes, responsável pela unidade, todas as terças feiras, ela atende nas unidades rurais, como Catuaí, distrito do Jaú e Águas Claras.

Os atendimentos do PSF na zona urbana de Juara nesses dias da semana acima citados são das 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00. A sala fica anexa ao Centro Municipal de Saúde Frater Lucas (sala do antigo CTA).

Nesses atendimentos são feitos coletas de exames, avaliação do câncer de mama, e caso necessário, a paciente já passa por uma consulta médica e recebe as orientações devidas, conforme informou a enfermeira Tatiane Hernandes.

No dia 26 de março de 2022 será servido um café da manhã para todas as mulheres que foram fazer a coleta do exame preventivo, no qual a enfermeira enfatizou que é extremamente importante as mulheres fazerem o preventivo, receber as orientações necessárias e evitar contaminação ou agravamento da doença.

Periodicidade do exame preventivo

O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos.

O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 25 anos que tem ou já tiveram vida sexual ativa, contudo, a enfermeira Tatiane Hernandes explica que todas as mulheres independentemente da idade que tenha vida sexual ativa devem fazer a coleta do exame preventivo, e que o certo é fazer a cada ano para evitar danos a saúde.

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Com muito ❤ por go7.site

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia nossa Política de Privacidade na íntegra.