Estamos caminhando para a primeira quinzena do mês de janeiro de 2026, e nesse mês, as unidades de saúde pública realizam a Campanha do ‘Janeiro Branco’ que é uma campanha nacional, inspirada no Outubro Rosa e Novembro Azul, visando colocar a saúde mental e emocional em primeiro plano, conscientizando a população sobre a importância do bem-estar psicológico e incentivando o cuidado com a mente.
A finalidade dessa campanha é estimular a reflexão sobre a vida, as relações e os sentimentos, promovendo o diálogo, a prevenção de transtornos como ansiedade e depressão, e a busca por ajuda especializada, simbolizando um “recomeço” em uma “folha em branco” no início do ano.
É um tema que precisa ser tratado com responsabilidade, empatia e atenção todos os dias.
Vale lembrar que o emocional influencia diretamente na nossa saúde física, nas relações e na qualidade de vida, e nesse sentido é importante reforçar o compromisso em apoiar ações e políticas públicas que promovam o cuidado integral das pessoas.
Falar sobre sentimentos não é fraqueza, e procurar ajuda é um ato de coragem, e assim, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.
Com isso, juntos quebramos os preconceitos, ouvirmos mais, acolhemos melhor e construímos uma sociedade mais humana e consciente.





































































