A demanda pela emissão e retirada de carteiras de identidade continua elevada, porém um número considerável de documentos ainda permanece aguardando retirada no Setor Identificação na sede da unidade no Bairro Boa Vista (prédio do antigo PAM).
Ademir Aleixo, chefe do Setor explica que as identidades confeccionadas nos anos de 2023 e 2024 deverão começar a ser devolvidas a partir do mês de março, como forma de organização e cumprimento das normas administrativas e reforça a importância de que os cidadãos retornem para buscar seus documentos assim que forem informados sobre a disponibilidade.
No momento da solicitação da identidade, o cidadão recebe um protocolo, que deve ser apresentado no ato da retirada. No entanto, a perda desse comprovante tem sido frequente, o que acaba gerando atrasos no atendimento, pois é necessário realizar procedimentos manuais no sistema para localizar e liberar o documento.
Neste mês, o atendimento está sendo realizado por apenas um servidor, em razão das férias do outro funcionário, o que reduz a quantidade de atendimentos diários. O funcionamento segue das 7h30 às 12h30, com a distribuição de 15 senhas por ordem de chegada.
Quem solicitou a 2ª via de identidade a partir de 2023 e perdeu o exemplar deverá pagar uma taxa de R$ 70,09 para o modelo em papel. Já para quem emitiu até 2022, a segunda via em papel é gratuita, sendo cobrada apenas a opção do modelo em cartão, no valor de R$ 99,53.
Para fazer a identidade é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento original, CPF e, se disponíveis, documentos complementares como cartão do SUS, CNH, carteira de trabalho, PIS, certificado de reservista, entre outros. Essas informações passam a integrar a versão digital do documento, acessível pela conta Gov.br. Já a versão física contém apenas os dados pessoais e o CPF.
O setor também destaca a importância de providenciar o documento desde a infância, uma vez que atualmente, a carteira de identidade pode ser confeccionada para crianças a partir dos 2 anos de idade, desde que seja possível realizar a coleta da foto e da impressão digital.
Ter o documento desde cedo facilita o acesso a serviços de saúde, educação e programas sociais, além de garantir mais segurança e cidadania às crianças.





































































