Juara – Mato Grosso

30 de janeiro de 2026 09:48

Radialista da Rádio Tucunaré “Bacana” segue internado em estado grave na UTI. Esposa explica o quadro clínico

O radialista Oséias Cordeiro, conhecido como “Bacana”, apresentador do programa “Tapera do Bacana”, apresentado aos domingos na Rádio Tucunaré, segue internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital público em Várzea Grande. Ele foi transferido em 15 de Janeiro de 2026 do Hospital Municipal de Juara com o objetivo de aprofundar a investigação clínica e receber tratamento especializado.

Inicialmente, bacana apresentava comprometimento do fígado, com quadro de icterícia (amarelão). Após a realização de exames mais detalhados, os médicos identificaram a presença de uma massa na região da cabeça do pâncreas. Diante disso, foi indicado um procedimento minimamente invasivo para a colocação de um stent, popularmente chamado de “mola”, para desobstruir o canal da bile e permitir a melhora da função hepática.

O procedimento foi realizado após uma longa espera e uma série de exames. Cerca de 48 horas depois da cirurgia, Bacana passou a sentir dores intensas, o que levou a equipe médica a transferi-lo para a UTI. No local da cirurgia, foi constatada uma infecção grave adquirida no período pós-operatório. Durante o procedimento cirúrgico, também foi coletado material de uma massa no pâncreas para biópsia, porém, até o fechamento desta matéria, o resultado ainda não havia sido divulgado. Existe a suspeita de câncer de pâncreas, mas a confirmação depende do laudo definitivo.

Além da infecção, o quadro clínico evoluiu com comprometimento da função renal, o que levou a equipe médica a iniciar sessões de hemodiálise como parte do tratamento intensivo.

De acordo com informações repassadas pela esposa, Madalena a reportagem da Rádio Tucunaré na manhã desse dia 30, o médico responsável esteve com a família na manhã desta quinta-feira, dia 30, e informou que bacana está consciente, não está entubado e, no momento, não apresenta queixas de dor. A urina está clara, indicando resposta positiva do fígado após a desobstrução, porém a infecção ainda é considerada grave. A evolução do quadro segue sendo incerta e depende da reação do organismo aos antibióticos e aos demais tratamentos.

Bacana permanece consciente, embora sonolento e um pouco desorientado, situação atribuída aos muitos dias de internação e ao uso de medicações fortes. Ele segue recebendo cuidados intensivos, incluindo suporte clínico para tentar estabilizar seu estado geral.

Segundo Madalena, uma das médicas explicou que o stent colocado para desobstrução do canal da bile acabou se deslocando, o que pode ter provocado vazamento de líquidos internos. Esse tipo de intercorrência é classificado como um acidente cirúrgico ou pós-cirúrgico e é considerado de alto risco.

Diante da situação, amigos, colegas de profissão e ouvintes se mobilizaram em uma campanha solidária. Uma vaquinha online foi criada pela locutora Liane Korb para ajudar nas despesas paralelas enfrentadas pela família durante o período de internação. Segue link para que desejar ajudar com qualquer quantia para despesas. Chave Pix: 5870964@vakinha.com.br  

Madalena agradeceu o apoio recebido, tanto pelas contribuições financeiras quanto pelas orações e mensagens de solidariedade.

Outra informação confirmada é que Bacana tem um filho, que mora em Curitiba, e já foi chamado para estar com o pai neste momento delicado. Os colegas da Rádio Tucunaré acompanham o caso com apreensão e seguem atentos às informações oficiais.

A reportagem da Radio Tucunaré e site acesse notícias apurou que novas atualizações sobre o estado de saúde do radialista só serão divulgadas com informações confirmadas pela família e com o consentimento dela. Neste momento, o apelo é por fé, oração e solidariedade.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.