No programa institucional Pingo nos Is do dia 19 de novembro, o prefeito Nei da Farmácia e o vice-prefeito Léo Boy anunciaram novos avanços no processo de regularização fundiária de Juara, um tema histórico e muito aguardado pelos moradores.
Os trabalhos envolvendo o INTERMAT, cartórios e equipes técnicas estão entrando em uma das fases mais importantes desde o início da gestão.
Segundo o vice-prefeito, estudos enviados pelo INTERMAT indicam que até 20 de dezembro deve ser concluído o levantamento técnico necessário para a regularização do Jardim Eldorado e da COHAB Kennedy. Assim que o Governo do Estado liberar o orçamento de 2026, a previsão é de parceria formal para expedição dos títulos definitivos.
A administração também explicou que a Lei da REURB — voltada à regularização urbana e rural — está sendo revisada e deve ser encaminhada à Câmara ainda este ano. A legislação permitirá acelerar a regularização de áreas como João Ripar, Barbosinha e Água Boa, que estão fora do núcleo urbano tradicional.
Outro ponto citado foi a criação de um projeto específico para chácaras de recreio, inspirado no modelo já adotado em Sinop. A proposta pretende ajustar o zoneamento, permitir infraestrutura adequada e garantir segurança jurídica aos proprietários dessas áreas, muitas delas já ocupadas há décadas.
Léo Boy reforçou que grupos de moradores da Água Boa aguardarão apenas o envio, pela massa falida, dos documentos que comprovam quitação das áreas. Com isso, o município poderá enviar tudo ao cartório para análise e emissão dos títulos.




































































