Juara – Mato Grosso

13 de junho de 2024 06:12

[dataehoranews]

Secretaria de Saúde de Juara Capacita Profissionais para Consultas Virtuais em 7 Especialidades

Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Profissionais da Secretaria de Saúde receberam hoje, na Unidade de Saúde do Jardim Paranaguá, uma capacitação para a implantação do Projeto de Telemedicina. Esse projeto é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e oferece consultas virtuais em 7 especialidades.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a SES-MT – Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Albert Einstein, que fornecerá teleconsultas nas áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia para pacientes da atenção primária.

Inicialmente, apenas uma unidade piloto e os usuários da ESF JARDIM PARANAGUÁ serão contemplados, seguindo a lista de espera dos pacientes já regulados. Em breve se estenderá por todo o município.

O treinamento foi ministrado por Valdelírio Venites, enfermeiro e técnico da Secretaria de Estado de Saúde, que explicou como essa oportunidade permite que os pacientes de Juara se consultem diretamente com especialistas do Hospital Albert Einstein sem sair do município, estando presentes na Unidade de Saúde.

Após uma avaliação médica na Unidade de Saúde local, se for constatada a necessidade de atendimento por um médico especialista, será agendada uma tele-interconsulta com o especialista do Albert Einstein. Durante o processo, o paciente será acompanhado por um médico da Unidade de Saúde, evitando o desgaste de deslocamento para outra cidade.

Valdelírio também explica que a tele-interconsulta funciona de maneira inversa ao “encaminhamento”, ou seja, não delega os cuidados ao paciente, mas sim é a equipe local, que recebe todo o suporte e apoio do especialista para cuidar do paciente de forma compartilhada.

A Secretária de Saúde, Maísa Figueiredo, ressalta que o sistema diminuirá a fila de espera no SISREG – Sistema de Regulação.

A partir da próxima semana, entre os dias 24 e 31 de julho, as pessoas que já foram cadastradas começarão a realizar as tele-interconsultas.

O Prefeito Carlos Sirena disse que a saúde é uma das prioridades da gestão e que melhorias na qualidade da saúde pública sempre será bem-vinda. Juara é o segundo município da região norte do estado a implantar essa tecnologia, e no estado de Mato Grosso, o projeto será implementado em um total de 25 municípios.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br