A Bióloga do CCZ Arlete Ramos, falou em entrevista que o indicador do município indicou que estaria em estado de alerta da infestação do mosquito Aedes aegypti. E diante da situação do alerta, começaram com visitas domiciliares com os tratamentos e intensificando ações de mobilização da população, fazendo levantamentos dos pontos críticos na cidade, para que venham ser monitorados e vistoriados com mais intensidade nesse período chuvoso, em todas as residências da zona urbana de Juara.
E lançam duas campanhas para a população Juarense participar durante essa campanha, a primeira campanha é denominada não dê moradia ao mosquito e ganhe prêmios, é uma parceira da secretaria de saúde de Juara em parceria com a cooperativa Sicred, nessa campanha serão sorteados.
01 – Celular
01 – Liquidificador
01 – Sanduicheira
01 – Ferro elétrico
Vários prêmios da Cooperativa Sicred, para participar basta somente o morador manter o seu quintal livre dos criadouros do mosquito da dengue e receber o agente ambiental em sua casa. O agente ambiental fará a visita domiciliar e se precisar tratar algum deposito nesse imóvel, ele usara o produto químico e no final da visita não for encontrado nenhum problema, não for encontrado nenhum deposito em excesso no imóvel, ele receberá o seu cupom. E esse cupom ele deverá estar depositando na urna que se encontra no Sicred, na secretaria de saúde e em todos os PSF´S da cidade.
Segundo as informações da Bióloga Arlete, o índice de infectados pela dengue aqui em Juara, está em 2,5 e o índice preconizado pelo ministério da saúde é 1, o município está em alerta, e o principal depósitos do mosquito é o lixo, coisa que os moradores deveriam ter eliminado para a coleta de lixo urbano e por algum motivo não foi.
Os principais bairros que estão com a alta infestação do mosquito da dengue são, Jardim América, João de Barro, Califórnia, Parque Alvorada e o Centro.
A secretaria de saúde e Vigilância ambiental pede para que a população venha a ajudar a combater a dengue, porque a dengue pode matar.
Em Juara já tem um caso confirmado de óbito por causa da dengue. E esse óbito é um alerta para todos do município, qualquer pessoa está sucetiva á ir á óbito quando é infectado com a dengue, principalmente se a pessoa tiver comorbidade e as pessoas que já pegaram dengue anteriormente.
Todo o cuidado é pouco, principalmente com a chegada das primeiras chuvas.