Juara – Mato Grosso

17 de maio de 2024 21:17

[dataehoranews]

Secretarias de Educação e Saúde de Juara promovem ‘Semana Saúde nas Escolas’ com foco na Vacinação

Foto da diretoria de imprensa de Juara

Os objetivos principais são reduzir o risco de adoecimento da população e proteger a comunidade escolar e familiares.

A Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação de Juara, realizará uma importante ação para promover a saúde nas escolas. O foco principal será a vacinação, com o objetivo de conscientizar pais, responsáveis, professores e alunos sobre a importância da vacinação, esclarecer dúvidas e reforçar a segurança das vacinas. Inicialmente, será realizado um trabalho de divulgação e orientação sobre a importância da vacinação, visando proteger a comunidade escolar e familiar contra doenças imunopreveníveis e melhorar a cobertura vacinal.

A estratégia de Vacinação nas Escolas faz parte da Campanha de Mobilização ‘Semana Saúde nas Escolas’, que inclui ações de verificação da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas no ambiente escolar.

O público-alvo da ação são crianças e adolescentes menores de 15 anos, com foco nos ensinos infantil, fundamental e médio. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário vacinal, com destaque para as vacinas tríplice viral, penta, poliomielite inativada (VIP) e oral (VOP), HPV, meningocócica ACWY e febre amarela.

Os objetivos principais da campanha são reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis por meio da verificação da caderneta e vacinação no ambiente escolar, e reduzir os grupos de não vacinados, protegendo a comunidade escolar e familiar contra doenças imunopreveníveis e atualizando a situação vacinal.

Pais, alunos e corpo docente, vamos manter nossas vacinas em dia e juntos cuidar da saúde em nosso ambiente escolar. A vacinação é uma das medidas mais efetivas e de menor custo para prevenir a incidência de várias doenças e reduzir a mortalidade

De acordo com o Ministério da Saúde, a não vacinação está contribuindo para o ressurgimento de doenças já eliminadas ou controladas no País, a exemplo do sarampo, visto que o vírus voltou a circular em 2018. Em 2019, com a disseminação significativa em vários estados, o País perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, restabelecendo-se a transmissão endêmica da doença.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br