A Rádio Tucunaré anunciou com exclusividade a reabertura do frigorífico JBS, planta de Juara, na tarde do dia 11 de Junho. A notícia repercutiu positivamente em todo o Estado, mas entre os moradores e produtores locais foi ainda maior, porque reconhecem a importância desse trabalho retornar no município detentor de enorme rebanho bovino e oferecendo cerca de 700 vagas de emprego em diversos setores.
O motivo é quanto ao incêndio ocorrido na planta de Diamantino na noite do dia 10.
Leia: Planta frigorífica JBS de Juara anuncia reabertura com a contratação de 700 funcionários
Ouvintes da Rádio Tucunaré, perguntam se de fato a planta vai se manter aberta, mesmo após a reforma de restauração do frigorífico planta de Diamantino, que sofreu um incêndio de grandes proporções na noite do dia 10. Essa resposta ainda não foi divulgada.
Em entrevista exclusiva à Rádio Tucunaré, na manhã desse dia 12, o Presidente do Sindicato Rural de Juara Jorge Mariano, expressou a sua alegria com a notícia da reabertura da planta frigorífica em Juara. Ele ainda não sabia de forma oficial e foi informado através da Rádio Tucunaré. “Ontem fomos surpreendidos com duas notícias, uma muito ruim e uma boa. A ruim foi o incêndio da planta frigorífica de Diamantino. Sabemos a importância daquela planta frigorífica, sendo ela, a maior planta frigorífica da América Latina, que abate gado de toda a região do centro-oeste. Ela está num ponto estratégico. Ela seria habilitada para exportação para a China. Por outro lado, a boa notícia foi essa da reabertura da planta de Juara, que transcorreu ontem. Queremos que essa planta de Juara aconteça e continue, mesmo após resolver o problema da planta de Diamantino e não aconteça de fechar novamente, pois essa planta de Juara é importante para todos nós”, disse.
O presidente Sindical revela ainda, que a planta frigorífica de Juara era vista com respeito e bons olhos, porque atuava de forma correta.
Jorge Mariano comentou que comentou com outros produtores e notou otimismo dos produtores com quem conversou na noite do dia 11. O temor é que ela volte a fechar e a torcida é para que isso não aconteça, visto que vai mobilizar a contratação de mais de 700 pessoas.
Na tarde desse dia 12, o Prefeito Carlos Sirena juntamente com a Secretária de Assistência Social Cristina Mota e responsável pelo setor Sine Vanilza Oliveira, farão o anuncio através de entrevista na Rádio Tucunaré, para detalhes acerca da entrega de currículos por parte dos interessados em trabalhar na planta.
Ao encerrar Jorge Mariano comentou, que a lavoura chegou, mas Juara continua sendo um expoente no cenário pecuário, com mais de um milhão de cabeças de gado e “precisamos ter uma boa logística na questão do abate”, disse.
Essa planta de Juara é a mais preparada da região norte, com uma sala de abate muito grande onde o abate do gado no frigorífico de Juína era feita a desossa na planta de Juara, informou o pecuarista.
Muitos equipamentos foram retirados da planta de Juara e levados para outras locais e ele entende, que será necessário trazer novamente, para poder funcionar da forma correta e por ser uma das melhores plantas do JBS, ele acredita que voltará a funcionar de forma rápida.