Em clima tenso, nesse dia 19.12, a 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Juara, elegeu a chapa única para presidir a mesa diretora no biênio 2023/2024, que tem a vereadora Sandy de Paula como presidente.
Conforme a rádio Tucunaré vem noticiando, duas chapas deveriam concorrer ao pleito sendo que, a chapa “Juara Merece Mais” da vereadora Sandy foi declarada a potencial vencedora, visto que o quinto vereador (fiel da balança), assinou como testemunha, mas apesar dessa situação, quando a segunda Chapa “Juara Acima de Tudo”, que tem o vereador Wellington Martins candidato a presidente, protocolou, com a intenção de concorrer, mesmo sabendo da derrota, a chapa da vereadora Sandy impetrou um pedido junto à justiça para impugnar a referida concorrente alegando que, a presidência teria burlado (burlar=enganar através de artimanhas; ludibriar) o protocolo para beneficiar a chapa do qual também faz parte. A acusação segue na justiça para julgamento posterior. Foi essa acusação, que o presidente Leo Boy se manifestou com profunda irritação e negou qualquer manobra de sua parte.
Em resposta, com cautela, a justiça suspendeu liminarmente, a chapa “Juara acima de tudo” de Wellington Martins até julgamento de mérito e deu 10 dias para que a presidência apresente explicações para os fatos alegados no pedido de impugnação.
Matérias jornalísticas foram publicadas em vários sites do Estado, com o intuito de tornar pública a denúncia contra o presidente da Câmara Leo Boy.
Com a judicialização da eleição, a presidência da casa poderia justificar o adiamento da eleição, até julgamento de mérito, mas o presidente vereador Léo Boy, decidiu manter a eleição, segundo ele, em respeito ao regimento interno da Câmara e alertou o vereador Wellington Martins da chapa impugnada, que, se quisesse representar contra ele, na justiça, que poderia fazê-lo.
Com apenas uma chapa concorrendo, a Chapa de Sandy de Paula venceu com 6 votos sim e 3 votos não.
O ambiente entre eles estava visivelmente ruim e acabou por revelar bastidores, até então desconhecidos da população e tornar público, as disputas, as ambições e quiçá intenções futuras, visto que a vereadora Sandy de Paula, assim como o Vereador Léo boy são citados como potenciais candidatos a disputa eleitoral municipal no próximo pleito como candidatos a prefeito, embora nenhum dos dois confirmem.
A eleição, que ocorreu de forma interna, ganhou o campo nas redes sociais e a população em grande parte vem se manifestando surpresa com os últimos acontecimentos.
Independentemente do que seja fato ou fake, o relacionamento entre os vereadores na Câmara de Juara não é nada bom nesse momento, mas em se tratando de política, isso poderá mudar para melhor ou para pior, sabendo-se que, para melhorar, vai depender da habilidade de agregar ou da habilidade de afastar as pessoas.