Um incêndio de grandes proporções, causado por um raio, atingiu vastas áreas das Terras Indígenas Apiaká e Kaiabi nos últimos dias de setembro de 2024, conforme relatado pelo líder da Aldeia Tatuí, professor Dionísio Maraiup Kaiabi.
Dionísio destacou que nunca imaginou que um raio pudesse causar tamanha destruição na natureza. Ele explicou que o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar desenvolvido para a rápida propagação das chamas, mas, felizmente, não ocorreram maiores danos.
Até o momento, o incêndio está sob controle.
“Nossa região é muito extensa, com numerosos hectares de floresta, e nós, povos indígenas, precisamos cuidar da floresta, pois é dela que tiramos nossa subsistência. Somos a favor da preservação do meio ambiente”, afirmou o líder indígena.
Dionísio ainda fez um alerta sobre os perigos do uso irresponsável do fogo, que pode causar destruição em áreas rurais e urbanas, além de colocar vidas em risco. Ele reforçou a importância de cumprir o período de proibição de queimadas rurais, conforme previsto pelo decreto nº 259/2023.