Juara – Mato Grosso

20 de abril de 2024 06:02

[dataehoranews]

Terapeuta e pesquisadora de São Paulo ministra curso de capacitação sobre hanseniases em Juara

A secretaria municipal de saúde de Juara através do escritório está realizando durante esta semana, um curso capacitação dos profissionais da saúde que está sendo ministrado por Suzilene Maria Tonelli Nardi, que é terapeuta ocupacional e pesquisadora cientifica do Estado de São Paulo.

Ela explica que a finalidade dessa ação é capacitar os profissionais para atendimentos, acolhimentos e avaliação das pessoas que tiveram problemas de hanseníases, em especial, aqueles pacientes que desenvolveram deficiências, ou seja, que tiveram sequelas.

Antes dessa etapa já foram feitas 12 horas desse mesmo curso via online que foi feito apenas com os profissionais, e agora veio a etapa prática e presencial com participação dos pacientes.

Com as técnicas de avaliação, orientação e condutas dos pacientes vem a fortalecer o conhecimento deles, segundo disse

Atualmente, o Brasil é um dos maiores detentores de pacientes com a doença perdendo apenas para o País da Índia, e em Mato Grosso, Suzilene Maria, Mato Grosso é o segundo maior em número de contagiados com a doença, e por isso precisa dessas ações de conscientizações.

A doença hanseníases:

O médico do Centro de Testagem e Aconselhamento de Juara, Dr. Haroldo Hatanaka explica que a doença é de evolução diferente, infecciosa crônica e curável se feita a devida prevenção em tempo, e que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

A lepra pode ser curada com 06 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.

Em Juara, segundo, Dr. Haroldo Hatanaka existem um grande número de pacientes com a doença e outras pessoas que já contraíram a doença e ficaram com sequelas.

O curso em Juara, segundo a terapeuta ocupacional e pesquisadora cientifica do Estado de São Paulo Suzilene Maria Tonelli Nardi, os participantes são muito ativos e que a previsão do termino do curso será nesta sexta-feira.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br