Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 01:32

[dataehoranews]

Termina dia 30 de junho de 2022 o prazo para alistamento Militar obrigatório em Juara.

Jovens do sexo masculino, que completam 18 anos, até dia 31 de dezembro de 2022, devem fazer o alistamento militar. Após esse prazo, o dever do alistamento continua, mas deverá pagar multa pelo atraso.

A obrigatoriedade do alistamento para prestar o serviço militar no Exército, Marinha ou Aeronáutica é prevista em lei. O alistamento é destinado à formação de reservista de primeira ou segunda categoria.

Em entrevista a reportagem da radio tucunaré o sargento Giarola falou que os jovens podem estar se dirigindo até a junta de serviço militar, localizado na praça dos colonizadores, no prédio do CAT, de segunda a sexta-feira, ou pelo aplicativo do exército brasileiro.

Quem não se alistar está sujeito à multa e fica impossibilitado de tirar passaporte, título de eleitor e carteira de trabalho, de se inscrever em concurso público e assumir cargo público. Após o cadastro e pagamento das taxas, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar.

os candidatos podem fazer o alistamento no pela internet. Caso o jovem não tenha acesso a internet basta comparecer a uma junta do serviço militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF.

A seleção é composta de diversas fases. Na primeira, mais geral, são realizados testes físicos e exames médicos. Depois de uma entrevista, o candidato é designado para uma unidade onde realiza nova entrevista e, no dia primeiro de março do ano seguinte ao alistamento, ele é incorporado a uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

Restrições impostas para não alistados:

Quem não se alista sofre algumas sanções. ‘O alistamento é um dever previsto em lei. Quando eu não estou quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, disse Tavares.

Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br