Juara – Mato Grosso

2 de setembro de 2025 07:01

Tráfico aéreo em fazendas de Juara: Saiba como uma pista de avião clandestina pode prejudicar o proprietário e como regulariza-la.

Imagem gerada por IA

Em Juara e em todo o Vale do Arinos, muitas propriedades rurais possuem pistas de pouso usadas em atividades agrícolas, como pulverização aérea e transporte rápido de insumos. A prática é comum e não tem, em regra, ligação com crime. Porém, se uma aeronave envolvida em tráfico de drogas ou outros delitos usar uma dessas pistas, mesmo sem o consentimento do proprietário, a situação pode gerar sérias complicações jurídicas.

Uma pista sem credencial é considerada uma pista clandestina perante a Lei.

A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou.

O que diz a lei

  • Toda pista de aviação civil — mesmo de uso exclusivo (“privativo”) — deve ser cadastrada junto à ANAC para divulgação oficial das suas características.
  • O proprietário rural é considerado o operador legal, responsável pela construção, operação e manutenção da pista, conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica.
  • Pistas sem cadastro são tratadas como irregulares, sujeitas a fiscalização, multa e até interdição.

Exemplos de problemas práticos e legais

  1. Multas e autuações: a ANAC e órgãos ambientais podem penalizar o proprietário se a pista estiver funcionando sem registro.
  2. Acidentes: sem cadastro, não se cumprem exigências de segurança previstas no RBAC 153, como inspeções periódicas e plano de emergência.
  3. Cobertura de seguro negada: seguradoras tendem a não indenizar sinistros em pistas irregulares.
  4. Fechamento compulsório: já houve casos no país de aeródromos interditados até a regularização.
  5. Risco de associação ao crime: se traficantes ou contrabandistas pousarem numa pista irregular em fazenda, mesmo sem participação do dono, ele pode ser chamado a responder durante investigações, atrasando colheitas e prejudicando sua reputação.
  6. Exemplos práticos: produtores em estados da fronteira já enfrentaram problemas com aeronaves carregadas de drogas em pistas não registradas; em alguns casos, a simples suspeita atrasou processos de crédito e trouxe transtornos policiais para quem não tinha relação com o crime.

Como se proteger

Para não correr riscos, o produtor deve:

  1. Cadastrar a pista como aeródromo de uso privativo junto à ANAC.
  2. Manter o cadastro atualizado sempre que houver alteração na estrutura ou no entorno.
  3. Seguir as normas de segurança do RBAC 153: inspeções da pista, comunicação de emergências e plano de gerenciamento da segurança operacional.
  4. Arquivar registros e documentos por no mínimo cinco anos, conforme a Resolução 712/2023.
  5. Buscar orientação técnica, se necessário, junto a empresas especializadas em homologação.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.