Juara – Mato Grosso

28 de março de 2024 19:44

[dataehoranews]

Traumas da infância também podem transformar em depressão, diz psicóloga do CAPS de Juara

A depressão é considerado um problema muito sério, e não é frescura. Ela tem causado milhões de mortes em todo mundo, sem distinção de cor, raça ou idade.

O transtorno depressivo tem um potencial significativo de morbidade e mortalidade, contribuindo para o suicídio, a incidência e os resultados adversos de doenças médicas, a interrupção das relações interpessoais, o abuso de substâncias e o tempo de trabalho perdido.

O trauma, nada mais é do que uma ferida não cicatrizada, que se não tratada, com o tempo volta a doer se transformando em depressão, disse a psicóloga do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) unidade de Juara, Dra, Renata Meira da Silva.

A depressão foi mais prevalente principalmente entre mulheres que sofrem com transtornos amorosos, agressões e outros fato, mas com o tratamento adequado, as pessoas com transtorno depressivo maior podem alcançar uma redução significativa nos sintomas.

A Dra, Renata explica que culpa não deve ser levada em conta nesse sentido, a mulher tem que buscar tratamento, assim como, quando em caso de agressão, o agressor companheiro da mulher também deve ser submetido a tratamentos.

As mulheres vivem a culpa diária, eles se culpam por não ter ido a escola brincar com os filhos, por não dar atenção ao marido, por trabalhar demais e deixar as coisas de boas de lado entre outros.

Há uma série de tratamentos psicoterapêuticos baseados em evidências para adultos com transtorno depressivo maior, como:

Terapia Comportamental / Ativação Comportamental

Terapia cognitiva

Sistema de Análise Comportamental Cognitiva da Psicoterapia

Psicoterapia Interpessoal (IPT)

Terapia de resolução de problemas (PST)

Terapia de autogestão / autocontrole

Tratamentos psicoterapêuticos baseados em evidências para crianças e adolescentes com transtorno depressivo maior incluem os seguintes:

Psicoterapia Interpessoal (IPT)

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

Terapia Comportamental (BT)

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br